A E3 deixará de existir. A feira, que foi a mais importante do mundo dos games nas últimas duas décadas, teve seu encerramento anunciado oficialmente pela Entertainment Software Association (ESA), que era a responsável pela sua organização.

O comunicado de encerramento da feira foi simples. A ESA apenas mencionou que cada edição da E3 foi maior que a anterior, e que era hora de dizer adeus, agradecendo pelas memórias.

A E3 teve sua primeira edição em 1995, acontecendo anualmente até 2020. Durante boa parte desse período, o evento foi central para o mundo dos games, concentrando uma série de anúncios, oportunidades de entrevistas com desenvolvedores e testes de jogos que ainda seriam lançados.

A feira sofreu uma série de baques, principalmente no período pandêmico, e sua relevância acabou caindo. Em um primeiro momento, a saída da Sony na edição 2019 já deixou a E3 em situação delicada. Com o Covid-19, as edições de 2020 e 2021 foram canceladas.

Mesmo em 2022, com a situação da pandemia mais controlada, o evento — que seria digital — não aconteceu. Em 2023, a própria ESA revelou que a indústria dos games não tinha mais interesse na feira. Seu encerramento completo, portanto, parecia inevitável.

As edições de 2024 e 2025 já estavam canceladas de maneira extra-oficial, segundo um relatório de turismo de Los Angeles. Mesmo que uma edição 2026 estivesse nos planos, seria extremamente difícil voltar à ativa depois de um hiato de 6 anos.

LEIA MAIS

Simultaneamente às edições canceladas por conta da pandemia, as grandes empresas dos games percebiam que eventos digitais eram um bom caminho para veicular seus maiores anúncios. Isso, somado à crescente do Summer Game Fest e do The Game Awards como "centrais" das maiores notícias do ano, foi a pá de cal para a E3.


Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na TwitchTwitterFacebook e TikTok ou converse com o pessoal da redação no Discord.

Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!