Prévia: Gods and Monsters traz fórmula de Breath of the Wild à mitologia grega
Novo RPG de mundo aberto da Ubisoft mescla elementos de narrativa, exploração, combate e puzzle
Criado por parte do time responsável por Assassin's Creed Odyssey, Gods and Monsters é a mais nova empreitada da Ubisoft pela mitologia grega clássica: um RPG singleplayer de mundo aberto que combina exploração, narrativa, combate e puzzles e troca a brutalidade da série de assassinos por um visual cartunesco amigável a um público maior.
A forma com que o jogo faz isso, no entanto, vai parecer um tanto quanto familar para jogadores - em especial, entre entusiastas de The Legend of Zelda: Breath of the Wild. A nova IP da Ubisoft tem vários elementos em comum com o título da Nintendo - alguns deles, assustadoramente similares.
A convite da Ubisoft, o The Enemy assistiu a alguns minutos de gameplay do título, rodado em um smartphone Pixel através do Google Stadia. Durante a sessão, o jogo sofreu com alguns engasgos de notáveis de frame rate, mas o problema foi atribuído a conexão do local e ao fato de termos visto apenas um build de desenvolvimento do título.
Assim como Breath of the Wild, jogadores terão uma série de habilidades especiais à disposição para explorar o mundo a sua volta, planando, escalando e interagindo com elementos da natureza para chegar onde deseja.
Durante a demo, por exemplo, pudemos ver o protagonista cortando uma árvore do cenário de forma bastante semelhante ao jogo da série Zelda e, na sequência, usando uma habilidade especial para carregar o tronco pesado.

Assim como Link, o protagonista também pode escalar qualquer elementos do cenário - há inclusive um círculo indicador de estamina que aparece nesses momentos, e a energia do personagem pode ser recuperada com poções.
Ao menos no build mostrado ao The Enemy, o jogo também oferece uma interface bastante minimalista ao usuário, dando ênfase aos cenário coloridos criados com tons de parecidos com aquarela - elementos que também foram marcantes no título anterior da franquia da Nintendo.
Não tivemos muita chance de ver o combate de Gods and Monsters em ação, mas a promessa é de uma experiência propositalmente exagerada e que abusa das habilidades sobre-humanas do protagonista para lançá-lo em batalhas contra criaturas míticas. Entre as habilidades disponíveis estará uma flecha "teleguiada", que poderá ser controlada pelo jogador.

Gods and Monsters, no entanto, não se limita aos elementos que podem ser comparados à Breath of the Wild. Um dos pontos fortes do novo título da Ubisoft que não existia no game da Nintendo, por exemplo, é a presença de um narrador omnisciente.
O responsável por conduzir a história do jogo será Homero, figura histórica da Grécia antiga e autor da Ilíada e da Odisseia, duas das maiores da literatura mundial.
No jogo, Homero irá narrar trechos da aventura do jogador, apresentando eventos na forma de histórias contadas para seus próprios netos - com histórias que irão do drama à comédia. As histórias e a narração, é claro, estarão relacionadas às regiões que o jogador explorar no mapa, que pode ser atravessado livremente.
Outra característica que também diferencia o jogo de Breath of the Wild é a possibilidade de customização do personagem, que permitirá ao jogador criar seu próprio protagonista - um herói que escolhido pelos Deuses para enfrentar Typhon e seus lacaios.
Gods and Monsters será lançado em 25 de fevereiro para PlayStation 4, Xbox One, Switch, Stadia e PC.