Uma das principais convenções da indústria de games do mundo, a E3 2019 já tem data marcada: o evento acontece entre os dias 11 a 13 de junho em Los Angeles, na Califórnia, nos Estados Unidos.
Ao costumes, a expectativa é que o evento conte com as tradicionais conferências de imprensa pré-E3 dias antes da abertura dos portões – ainda que a edição deste ano já tenha ao menos duas baixas confirmadas: da Sony e da EA.
Para você não ficar perdido com quais empresas estarão ou não na E3 2019, listamos abaixo quais são as conferências e as ausências já confirmadas para o evento, no horário de Brasília. Vamos continuar atualizando esta nota conforme mais novidades chegarem.
Microsoft: 9 de junho (domingo), 17h
A Microsoft organiza sua conferência mais uma vez no domingo, às 17h.
A principal expectativa é que sejam revelados mais detalhes de seu console de próxima geração, de codinome Scarlet. Especula-se que a Microsoft lançará dois modelos diferentes: um sem leitor de discos e outro, mais poderoso, com o leitor.
Sem a presença da Sony, também é possível especular anúncios de games produzidos por diversas publishers no palco da Microsoft.
Microsoft/Divulgação
Bethesda: 9 de junho (domingo), 21h30
Pelo quinto ano consecutivo, a Bethesda fará uma conferência pré-E3.
Entre as novidades prometidas, estão DOOM Eternal e "muito mais", de acordo com a produtora.
Vale relembrar que, em 2018, a produtora teve uma grande E3, com anúncios de The Elder Scrolls VI e Starfield.
Bethesda/Divulgação
PC Gaming Show: 10 de junho (segunda-feira), 14h
Pelo quinto ano seguido teremos a PC Gaming Show, apresentação organizada pelo site PC Gamer dedicada exclusivamente a conteúdo sobre jogos de computador.
O evento acontece no dia 10 de junho, às 14h (horário de Brasília). No mesmo dia, às 17h, acontece também a apresentação pré-E3 da Ubisoft.
Reprodução
Continua depois da Publicidade
Continua depois da Publicidade
Ubisoft: 10 de junho (segunda-feira), 17h
A Ubisoft confirmou dia e hora de sua conferência pré-E3 2019: a apresentação acontece no dia 10 de junho, às 17h (horário de Brasília).
Por enquanto há poucas pistas sobre o que a produtora francesa deve apresentar. Skull & Bones é um dos poucos jogos anunciados que ainda não foi lançado e há rumores sobre novos episódios de Watch Dogs e Splinter Cell.
Divulgação
Square Enix: 10 de junho (segunda-feira), 22h
Vai ter conferência pré-E3 da Square Enix neste ano. A produtora japonesa anunciou por meio das redes sociais que fará apresentação no dia 10 de junho, segunda-feira, às 22h (horário de Brasília).
O anúncio não dá pista nenhuma sobre os títulos que devem ser apresentados. Porém, é inevitável se perguntar: será que desta vez veremos algo sobre o game dos Vingadores, anunciado em janeiro de 2017.
Divulgação
Nintendo: 11 de junho (terça-feira), 13h
O já tradicional Nintendo Direct da E3 acontecerá em seu horário padrão: 11 de junho, o primeiro dia da feira de fato, a partir das 13h.
Sem revelar muitos detalhes, a Big N afirmou que a apresentação contará com títulos para o Nintendo Switch em 2019.
Entre os lançamentos para o próximo ano fiscal - que termina em março de 2020 - estão títulos como Super Mario Maker 2, o remake de The Legend of Zelda: Link's Awakening e Luigi's Mansion 3. É possível que a empresa também anuncie jogos inéditos.
Além do Direct, a Nintendo também realizará torneios de Splatoon 2 e Super Smash Bros. Ultimate no dia 8 de junho, e uma livestream direto de seu estande na E3, durante toda a feira.
Montagem/The Enemy
Sony (Ausente e sem conferência)
Pela primeira vez em 24 anos de evento, a Sony confirmou que não estará presente na E3 2019 – o que significa que a empresa não terá sua tradicional conferência pré-E3 no evento.
Segundo o chefe dos estúdios de PlayStation, Shawn Layden, a ausência acontecerá porque "junho de 2019 não seria um momento" em que a empresa teria "novidades para contar".
"Sinto que, se chamássemos a atenção de todo mundo, as pessoas viriam com a expectativa de que falaríamos algo", afirmou em entrevista à CNET.
Reprodução/Sony
EA (Sem conferência)
A Electronic Arts foi a segunda empresa a anunciar que não realizará uma conferência na E3 2019.
O EA Play, evento pré-E3 da publisher, ainda acontecerá no Hollywood Palladium, em Los Angeles, mas sem uma conferência de imprensa de abertura, como realizado em anos anteriores.
Segundo a companhia, a participação da empresa terá "menos conversa em mais jogos", com uma série de transmissões ao vivo entre 7 a 9 de junho.
Reprodução/EA