Rustem Gomes, ou Rustenico, que é como assina seus trabalhos, é um artista brasileiro independente que vive de pintar cenários de jogos eletrônicos. Alguns dos seus principais trabalhos são do mundo do Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO), mas ele também já retratou outros games que ama como Half-Life e Escape from Tarkov. Ao The Enemy, ele contou mais sobre como funciona sua vida profissional em torno da arte e como as pinturas são feitas.

Natural de Fortaleza, Rustenico se mudou para o Rio de Janeiro, onde cursa Pintura na Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ele conta que conheceu o CS em 2001, com apenas 10 anos de idade. Nesta época ele já adorava desenhar e a mistura das duas paixões aconteceu naturalmente.

"Meu caderno da escola tinha mais CT, Gordon Freeman e Lambda desenhados, do que matérias da escola”, relembra com bom humor.

Sem surpresas, o artista transformou sua arte em profissão e tornou-se ilustrador profissional. Em 2015 começou a estudar a pintura tradicional por conta da faculdade e em 2018 fez seus primeiros trabalhos relacionados aos jogos eletrônicos. No CS, suas primeiras obras deram vida ao meio e fundo da da Dust 2 e também ao meio da Mirage.

"Foi bem na época que o CS estava fazendo 20 anos. Percebi que poderia usar os cenários para estudo pessoal, de composição, estudo cromático e até testar materiais que até então eu não dominava tanto, como acrílica, por exemplo", contou.

Meio da Mirage.

Rustenico/Reprodução

Meio da Dust 2.

Rustenico/Reprodução

Fundo da Dust 2.

Rustenico/Reprodução

Os trabalhos de Rustenico foram muito elogiados pela comunidade brasileira, quando ele postou algumas fotos em um grupo de Facebook de CS:GO. No entanto, vender as obras parecia tarefa praticamente impossível. De acordo com o pintor, a arte não costuma ser tão valorizada no Brasil a ponto de terem a cultura de pagar por isso.

Após a decepção, uma boa surpresa veio do reddit. Alguém divulgou seus trabalhos por lá e imediatamente estrangeiros entraram em contato com interesse de compra. Alguns deles até famosos na cena internacional como streamers, youtubers e o CEO da ESL, Craig Levine. Aos poucos Rustenico ganhou fama internacional e passou a viver da venda de suas artes, com foco no público internacional.

Antigo respawn TR, na Inferno.

Rustenico/Reprodução

Bombsite Cache.

Rustenico/Reprodução

Bombsite Cobblestone.

Rustenico/Reprodução

Bombsite Inferno.

Rustenico/Reprodução

Segundo o pintor, o processo da criação de uma obra de CS:GO começa com ele passeando pelos mapas, buscando referências e inspirações. Ele relata que que este exercício pode ser surpreendente as vezes.

"Desde o início a minha ideia é retratar apenas cenários, abordando uma perspectiva que nós jogadores muitas vezes nem percebemos, principalmente em jogos de FPS competitivo", explicou Rustenico. "Quando comecei a passear pelos mapas sozinho, buscando novas perspectivas para minhas referências, eu percebi como os cenários do CS, mesmo com uma engine antiga, são bonitos e detalhados. Isso até se você olhar nos títulos mais antigos, como o CS 1.6. Dá uma sensação de paz e tranquilidade, coisa que no jogo com tiro, bomba e às vezes um cara do time dando rage, é quase impossível de perceber", completou.

Depois de escolher o cenário e a perspectiva que mais lhe agradou, o brasileiro diz que não há mistério por trás do seu trabalho: "É tinta acrílica, pincel, tela e mão na massa”. Ele só esqueceu de mencionar também um enorme talento.

Normalmente todo o processo de uma obra dura entre uma ou duas semanas, dependendo do tamanho. Sua maior pintura, da Cobblestone, medindo 60x90cm, levou cerca de um mês para ficar pronta. Já os preços variam entre R$ 2 mil e R$ 7 mil, também levando em consideração o tamanho da tela.

Mesmo com dificuldades econômicas e culturais que o Brasil passa, Rustenico ainda tem como um dos seus grandes sonhos ser reconhecido no seu próprio país. Ele conta que já tentou de algumas formas diferentes, entrou em contato com streamers, mas nenhuma de suas tentativas teve grande sucesso. Ainda assim, diz que já é feliz com o que conquistou até aqui: "No final das contas, o importante é ter reconhecimento. Seja aqui ou lá fora".

Atualização em 24/05: O trabalho do artista brasileira foi além dentro do CS:GO e o The Enemy veio trazer um update sobre isso na matéria. Rustenico foi o artista por trás da arte de divulgação do IEM Rio Major 2022, o primeiro Major no Brasil. Ele nos contou que além de responsável pela pintura, também foi ele que deu a ideia de representar a famosa CS_Rio.

Confira: