A Epic Games é uma das referências quando o assunto envolve desenvolvimento e publicação de games no mundo. A empresa com mais de 20 anos de existência se notabilizou pela produção do Fortnite, mas também tem o destaque da criação da Unreal Engine e a aquisição de outras desenvolvedoras ao longo dos anos.

LEIA MAIS

História

O surgimento da Epic Games ocorreu por meio de Tim Sweeney, estudante de engenharia mecânica que criou a empresa inicialmente como Potomac Computer Systems, em 1991, originalmente localizada na casa de seus pais na cidade de Potomac, no estado de Maryland nos Estados Unidos. O objetivo do negócio era ser uma consultoria em computação, mas isso mudou quando houve o primeiro lançamento, ainda em 1991, do jogo ZZT.

epic games tim sweeney fortnite unreal engine fall guys rocket league epic pinball jazz jackrabbit unreal epic games megaverse
Tim Sweeney, fundador da Epic Games (Foto: Reprodução/Instagram)

No início do ano seguinte, a Potomac Computer Systems passou a ser chamada de Epic MegaGames para que contasse com um nome mais adequado aos games e teve o reforço de Mark Rein, que é o vice-presidente da empresa até hoje. Ele começou trabalhando de forma remota e tinha o encargo de lidar com vendas, marketing, publicação de ofertas e desenvolvimento de negócios. Foi assim que a Epic MegaGames lançou Dare to Dream, jogo feito por Cliff Bleszinski - que viria a ser diretor da corporação -, e posteriormente adquiriu a Safari Software, também desenvolvedora de games.

epic games tim sweeney fortnite unreal engine fall guys rocket league epic pinball jazz jackrabbit unreal epic games megaverse
Dare to Dream (Foto: Reprodução/YouTube)

Em 1997, a Epic MegaGames chegou a ter cerca de 50 pessoas trabalhando na empresa ao redor do mundo. Um ano depois, houve a realização do lançamento do Unreal, game de tiro 3D em primeira pessoa desenvolvido em conjunto com a Digital Extremes, que depois virou uma série de jogos Unreal.

Já em 1999, a companhia optou por simplificar a marca e virou apenas Epic Games. A decisão, inclusive, ocorreu quando a empresa mudou de sede e foi para a cidade de Cary, no estado da Carolina do Norte, também nos Estados Unidos, em que permanece até o presente momento. 

Como principais destaques dos últimos anos da Epic Games, a corporação adquiriu as desenvolvedoras Psyonix e Mediatonic, responsáveis por Rocket League e Fall Guys, respectivamente. Além disso, a Epic recentemente comprou o terreno do Cary Towne Center, shopping center localizado em Cary, com intuito transformar a área em um campus com escritórios e locais de lazer. A grande construção deve ficar pronta em definitivo apenas no ano de 2024.

epic games tim sweeney fortnite unreal engine fall guys rocket league epic pinball jazz jackrabbit unreal epic games megaverse
Cary Towne Center, shopping center localizado em Cary, nos Estados Unidos (Foto: Mike Kalasnik/Flickr)

Principais jogos

Epic Pinball

Um dos primeiros lançamentos da Epic Games a fazer sucesso, o Epic Pinball foi lançado em 1993 para MS-DOS, sistema operacional usado na antiga linha de computadores IBM PC. O jogo é uma espécie de pinball em formato 2D que, no caso, é visto de cima para baixo em uma janela rolável com gráficos raster simples.

epic games tim sweeney fortnite unreal engine fall guys rocket league epic pinball jazz jackrabbit unreal epic games megaverse
Foto: Reprodução/YouTube

Jazz Jackrabbit

Série de jogos lançada em 1994, Jazz Jackrabbit também foi criado para MS-DOS e depois, já em 2002, ganhou uma versão adaptada para Game Boy Advance (GBA). O conteúdo do game é pautado em cima de Jazz, uma lebre verde que porta a arma de plasma LFG-2000 e vai avançando de diferentes tipos de fase para salvar o planeta Carrotus e a princesa Eva.

epic games tim sweeney fortnite unreal engine fall guys rocket league epic pinball jazz jackrabbit unreal epic games megaverse
Foto: Reprodução/Twitter

Unreal

A franquia Unreal surgiu em 1998, com gameplay voltada ao FPS em primeira pessoa. Apesar da série se notabilizar por ser homônimo da Unreal Engine, motor gráfico que impulsiona jogos e está disponível para licenciamento de outras desenvolvedoras, o jogo ganhou bastante popularidade no início do século XXI e chegou a ter cenário competitivo, com destaque para a presença na World Cyber Games (WCG).

epic games tim sweeney fortnite unreal engine fall guys rocket league epic pinball jazz jackrabbit unreal epic games megaverse
Foto: Reprodução/YouTube

Fortnite

Principal produto da Epic Games, o Fortnite foi lançado em 2017 e progrediu popularmente conforme o passar do tempo. O battle royale pode ser jogado gratuitamente tanto no PC, quanto nas versões mobile.

O game conta com um diferencial importante que envolve um estilo mais cartunizado, colorido e com uma mecânica de construção extremamente exclusiva, além de ser conhecido por disponibilizar grandes quantias de premiações, com a Fortnite Champion Series (FNCS) sendo o principal produto do jogo. 

Além disso, o Fortnite dispõe de diferentes modos, um mapa único e várias skins que são referência na indústria visual do segmento. Muito querido entre crianças e adolescentes, o jogo também segue a linha de um sistema de Passe de Batalha e de loja atualizada diariamente. Confira tudo sobre o jogo aqui.

epic games tim sweeney fortnite unreal engine fall guys rocket league epic pinball jazz jackrabbit unreal epic games megaverse
Foto: Divulgação/Epic Games

Rocket League e Fall Guys

Dois dos jogos recentemente adquiridos pela Epic Games, Rocket League e Fall Guys também são produtos importantes da empresa. O primeiro é um game de futebol em veículos desenvolvido e publicado pela Psyonix, em 2015, inicialmente para Windows e PS4 e depois para Xbox One, MacOS, Linux e Nintendo Switch.

epic games tim sweeney fortnite unreal engine fall guys rocket league epic pinball jazz jackrabbit unreal epic games megaverse
Foto: Divulgação/Rocket League

O segundo, por sua vez, é um battle royale com percursos em que os jogadores precisam alcançar a linha de chegada o mais rápido possível. No caso, Fall Guys foi desenvolvido pela Mediatonic e publicado pela Devolver Digital para Windows e PS4 em 2020 e está planejado para chegar a Nintendo Switch, Xbox One e Xbox Series X/S neste ano.

epic games tim sweeney fortnite unreal engine fall guys rocket league epic pinball jazz jackrabbit unreal epic games megaverse
Foto: Divulgação/Fall Guys

Outros negócios

Unreal Engine

A Unreal Engine é um motor gráfico surgido em 1998, no próprio Unreal, com o propósito de ser um software para programação e criação de jogos. A ferramenta foi criada com o objetivo inicial de operar em jogos FPS, mas passou a ser utilizada em diferentes gêneros e rapidamente ganhou popularidade ao redor do mundo.

A última versão lançada é Unreal Engine 4, em 2014. No entanto, a Unreal Engine 5 já está em fase final de produção e lançamento, que deve ocorrer em 2022 e fará parte de games como, por exemplo, The Matrix Awakens, Black Myth Wukong, Gears: The Coalition, Hellblade 2 e na versão do Fortnite para Playstation 5 e Xbox Series X/S.

Epic Games Store

epic games tim sweeney fortnite unreal engine fall guys rocket league epic pinball jazz jackrabbit unreal epic games megaverse
Foto: Divulgação/Epic Games

Anunciada em dezembro de 2018 com site e aplicativo, a Epic Games Store é a loja oficial da Epic Games voltada para a venda de jogos em mídia digital. Com a Steam, da Valve, como uma das grandes rivais, a plataforma conta com um catálogo básico, lista de amigos e demais funções. Nos últimos tempos, o espaço vem ganhando muito destaque por distribuir jogos gratuitos de forma mensal ou a partir de períodos festivos.

Futuro

A Epic Games registrou “Epic Games Megaverse” no fim de 2021. A marca abrange uma ampla gama de produtos e serviços. Assim como já indica no próprio nome, o termo abrange a visão da empresa para o metaverso, que nada mais é do que uma rede de espaços virtuais 3D em que os usuários podem socializar, trabalhar e jogar. Tudo isso de modo virtual, sem precisar sair de casa de fato.

Com a ascensão e a proximidade da chegada da Unreal Engine 5, a Epic Games deve atingir seu auge nos jogos e provavelmente em um futuro próximo também estará em outras indústrias. Isso porque a nova versão do motor gráfico tem capacidade de não só produzir gráficos extremamente realistas, como também criar mundos digitais inteiros.