
Bossa Studios
Estúdio de Surgeon Simulator corta um terço dos funcionários
Fundado por dois brasileiros, Bossa Studios é mais um triste exemplo da onda de reestruturação que tem afetado o mercado.
O Bossa Studios, de Surgeon Simulator e I Am Bread, é o próximo a ser afetado por reestruturação. Nesta sexta-feira (5), foi revelado que o estúdio fundado por dois brasileiros fez o corte de um terço de seus funcionários a fim de “remodelar o estúdio para refletir sua posição atual”.
A informação é do GamesIndustry.biz que, em reportagem, ouviu de fontes que 19 profissionais do Bossa Studios foram afetados pelas demissões. Os setores mais afetados seriam os de testes de qualidade e produção (via VGC).

A matéria também conta com um pronunciamento do co-fundador Henrique Olifier, que afirmou que a situação é resultante de “uma tempestade de eventos”.
Um dos fatores, na visão do brasileiro, é a grande quantidade de jogos AAA que chegaram em setembro passado, a qual teria tirado o foco em jogos AA e indie e causado o aumento de custos operacionais e atrasado decisões do mercado em relação a novos títulos.

“Resultado desta situação de lua azul, tivemos que tomar a difícil decisão de remodelar o estúdio para refletir a posição em que nos encontramos no final deste ano, concentrando todos os nossos esforços agora em Lost Skies”, disse Olifier, mencionando o atual projeto do estúdio.
“Costumamos dizer que é difícil fazer jogos, mas nada é mais difícil do que ver pessoas que você admira sendo demitidas. No final das contas, tentamos o nosso melhor para impedir de estarmos nessa situação e sentimos muito por onde chegamos”, finalizou o co-fundador do Bossa Studio.

Tristemente, movimentos de reestruturação similares se tornaram comuns no mercado de games no último ano.
LEIA MAIS
- Estúdio de Stray Souls é fechado
- Volition, estúdio do reboot de Saints Row, é fechado
- Bungie faz o corte de funcionários em meio a reestruturação da Sony
Cortes de pessoal também foram anunciados pela Microsoft, Epic Games, CD Projekt RED, Naughty Dog, Bungie, Dell e Take-Two, entre outras. No caso da Embracer Group, a reestruturação resultou até mesmo no fechamento de estúdios, como é o caso da Volition, de Saints Row.
Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok ou converse com o pessoal da redação no Discord.