Sintoma da crise política e econômica pela qual o nosso país vizinho passa, o valor do bolívar venezuelano atingiu uma cotação menor do que o ouro digital de World of Warcraft (WoW).
A comparação foi feita originalmente pelo usuário do Twitter KalebPrime, venezuelano que cruzou os valores da moeda de seu país e do ouro virtual do popular MMO da Blizzard com o dólar americano, revelando a desvalorização pela qual a moeda do mundo real passa.
Na ocasião da comparação, feita no último dia 14 de junho, US$ 1 valia o equivalente à 8.493,97 bolívares venezuelanos no câmbio negro do país – uma das formas mais populares de se trocar moedas neste período de crise. De acordo com dados do site Mmobux, que monitora o valor real de diferentes moedas virtuais, o ouro de WoW tinha até então uma cotação de aproximadamente 8.385 peças por dólar.
Para quem acha que a desvalorização foi passageira, é melhor rever os números: desde então, a situação não melhorou em nada para a cotação do bolívar. Segundo informações do serviço Dolar Today, que indica o valor do dólar no câmbio paralelo do país, agora já são necessários mais de 12 mil bolivares para a compra de US$ 1.