Black Myth: Wukong será lançado nesta terça (20) mas o jogo já está nas mãos da imprensa e influenciadores do mundo todo, para fins de review. Acontece que uma polêmica envolvou justamente análises envolvendo criadores de conteúdo. De acordo com relatos publicados online, a produtora do jogo exigiu que certos assuntos fossem evitados.

Um documento foi compartilhado pela Hero Games e pela Game Science, indicando o que deveria ser feito no conteúdo gerado com o jogo. O principal indicativo a se fazer era "aproveitar o jogo". Já o contrário dizia o seguinte:

  • NÃO insulte outros influenciadores ou jogadores.
  • NÃO use nenhuma linguagem/humor ofensivo.
  • NÃO inclua política, violência, nudez, propaganda feminista, fetichização e outros conteúdos que instiguem discurso negativo.
  • NÃO use palavras-gatilho como "quarentena", "isolamento" ou "Covid-19".
  • NÃO discuta conteúdo relacionado às políticas, opiniões, notícias, etc. da indústria de jogos da China.

O documento é real e ainda está online, enquanto esta nota é produzida, sua veracidade também foi confirmada por diversas fontes.

É comum que empresas enviem cartas e comunicados via e-mail para quem receber jogos com antecedência, mas normalmente estes comunicados envolvem indicativos para evitar spoilers e, claro, o embargo relacionado com a publicação do conteúdo.

O The Enemy também recebeu um comunicado da assessoria responsável pelo jogo no Brasil, a Theogames, quando chegou o código para o review. Porém, o conteúdo do texto não apresentava nenhuma restrição neste sentido, informava apenas a respeito de spoilers, nomes de personagens e sistemas envolvendo a jogabilidade.

Vale lembrar que Black Myth: Wukong atraiu uma repercusão negativa ao longo dos últimos meses, enquanto desenvolvedores do estúdio afirmavam que mulheres não deviam jogar seus jogos, além de relatos anônimos de funcionários que mencionavam comportamentos sexistas e ofensivos no ambiente de trabalho.