Black Myth: Wukong já é um sucesso. O game acabou de ser lançado e alcançou números importantes no Steam, se tornando o jogo single player mais jogado da história na plataforma da Valve.

No momento em que esta nota é produzida, o jogo conta com 1,8 milhão de usuários jogando ao mesmo tempo - este número também é o recorde de 24 horas do título e da plataforma. Isso coloca Black Myth: Wukong na frente de grandes títulos como Counter-Strike 2, Dota 2, PUBG, GTA 5 e Apex Legends. De acordo com a agência de pesquisas GameDiscoverCo, há uma estimativa de que 88% dos jogadores de Black Myth: Wukong sejam da China, país de origem do próprio jogo.

Isso o coloca também na frente de outros jogos single player que foram sucesso na plataforma, como Cyberpunk 2077, que obteve um máximo de 1 milhão de jogadores simultâneos.

O lançamento do jogo foi rodeado por controvérsias, graças a declarações dos produtores consideradas sexistas e rumores de maus tratos a funcionários no estúdio Game Science. Além disso, um documento vazado informava assuntos a serem evitados por influenciadores que cobriam o lançamento, como feminismo e COVID-19.

Ainda assim, as críticas em redes sociais não foram o suficiente para frear o sucesso do jogo, ao menos no PC. Número de vendas no PS5 e PS Store ainda não foram divulgados.

Apesar de ser feito por uma desenvolvedora chinesa que, até então, era desconhecida, Wukong ganhou bastante relevância por seus gráficos, que impressionaram desde o primeiro trailer.

O game é descrito como RPG de ação imerso na mitologia chinesa. O enredo, claro, é baseado na Jornada para o Oeste, mesmo conto que inspirou Dragon Ball e várias outras obras já conhecidas da cultura pop.

Vale destacar que o game também está prometido para Xbox Series X|S, mas ela foi adiada em junho deste ano, e uma previsão para seu lançamento ainda não foi revelada.