A série Battlefield passará por uma reestruturação significativa, revelou a Electronic Arts ao site Gamespot. Agora, a franquia deve receber um "universo conectado" entre os jogos, e com títulos vindo de mais estúdios além da DICE.

Como parte dessa reestruturação, a série passa a ser chefiada por Vince Zampella, cofundador da Respawn Entertainment, que nos últimos anos encontrou enorme sucesso para a EA com Apex Legends.

Vale lembrar que Zampella também foi uma figura importante na criação e sucesso de Medal of Honor nos anos 1990 e Call of Duty nos anos 2000 (antes de ser demitido de forma infame pela Activision e o CEO Bobby Kotick).

Battlefield 2042
Electronic Arts/Divulgação

Além disso, o atual gerente geral da DICE, Oskar Gabrielson, deixou tanto o estúdio quanto a Electronic Arts como um todo para buscar um "novo empreendimento", de acordo com a reportagem.

A DICE também passará a ser um de três estúdios responsáveis pela franquia, com os outros dois sendo o Ripple Effect, responsável pelo modo Portal de Battlefield 2042, e o novo estúdio de Marcus Lehto, conhecido por seu trabalho na Bungie durante a criação de Halo e considerado o "pai" do Master Chief.

O estúdio de Lehto, em particular, deverá se focar em experiências narrativas e elementos de história que poderão ser aproveitados pelos outros estúdios para seus próprios projetos, que devem ser vistos no futuro mais longínquo de Battlefield 2042.

"Enquanto ele e seu time na região de Seattle estão só começando a construir o mundo de Battlefield de amanhã, seu trabalho vai moldar as temporadas posteriores de 2042 e além", explicou Byron Beede, gerente geral da franquia e outro veterano de Call of Duty, ao Gamespot. "Esse novo estúdio vai agir como o guia para narrativa em colaboração forte com a DICE e Ripple Effect Studios para ajudar a construir ótimas experiências para jogador no universo Battlefield."

Zampella também expandiu sobre os planos iniciais mais amplos desse universo compartilhado.

"Vamos continuar a evoluir e expandir Battlefield 2042, e vamos explorar novas experiências e modelos de negócios pelo caminho para que possamos adicionar a essa fundação e criar um leque de experiências incríveis para nossos jogadores", disse Zampella. "Neste universo, o mundo é interconectado com personagens e narrativas compartilhadas. Este universo também é construído com nossa comunidade, enquanto utilizamos o poder de Portal e conteúdo gerado por usuários que colocam a criatividade nas mãos de nossos jogadores."

Nem Zampella nem a EA entraram em maiores detalhes sobre o universo compartilhado, mas "modelos de negócio" dá indício de que há ao menos consideração por um Battlefield em formato de jogo como serviço, tal qual o próprio Apex Legends.

O anúncio dessa reformulação vem nas rédeas da péssima recepção de Battlefield 2042 em seu lançamento, atingindo rapidamente o patamar de um dos jogos mais mal avaliados no Steam (embora ainda longe de atingir a "liderança" de eFootball).

Battlefield 2042
Electronic Arts/Divulgação

Bugs, problemas técnicos, instabilidade, insatisfação com as mecânicas e jogabilidade, além de outros fatores têm sido críticas recorrentes ao novo jogo, que recebeu uma grande atualização corretiva nos últimos dias.

Assim, seja uma resposta imediata ao problema ou algo que já era planejado há algum tempo, a reestruturação marca uma nova fase para a franquia, que além de BF 2042 também terá um jogo mobile e "uma nova experiência" que está sendo desenvolvida pela Ripple Effect.

Battlefield 2042 está disponível para PC, PS4, PS5, Xbox One e Xbox Series X|S.