A Atlus está processando um grupo de fãs que mantinha servidores do MMORPG Shin Megami Tensei Imagine Online desde 2017. A empresa afirma que os fãs por trás dos servidores não-oficiais “causaram e continuarão causando danos irreparáveis” à marca

A petição inicial, que deu entrada no sistema judiciário dos EUA em agosto deste ano e diz que a Atlus requer US$ 25 mil por quebra de patente. Com o recebimento da notícia, os fãs encerraram os serviços do servidor.

Saiba mais

O grupo decidiu abrir os servidores logo após o fim do serviço e, durante a pandemia de Covid-19, acabou recebendo mais usuários, tendo que expandir servidores para hospedar o game. O grupo também mantinha um site e um grupo no Discord. Todos os serviços foram tirados do ar. 

Shin Megami Tensei Imagine Online foi lançado em 2007 e as aventuras duraram até 2014 no ocidente, quando a Atlus encerrou o suporte ao jogo e fechou os servidores (no Japão o game durou até 2016). 

A última mensagem no servidor do Discord, recuperada pelo usuário LiusBlaze no Twitter, diz que “Foram 5 anos loucos, e agradecemos a todos pelo apoio sem fim a um jogo muito amado. Obrigado por tudo”.

De acordo com a mensagem, a decisão de fechar o servidor é definitiva.

Diversos MMORPGs já tiveram seus servidores ressuscitados por fãs. Brasileiros devem se lembrar de jogos que já foram retirados do ar e que ainda vivem de forma informal como City of Heroes, Gun Bound e Ragnarok Online. 


Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também em Twitch, Twitter, Facebook e TikTok.