Kingdom Hearts 3 já é um sinonimo com jogos que demoram muito para ser lançados. Anunciado quatro anos atrás na E3 2013, o título da Square Enix está programado para sair apenas em 2018, e agora, Tetsuya Nomura, diretor do projeto, comentou a demora do mesmo.

Nomura disse ao GameSpot que os comentários de que ele está demorando muito têm o machucado, especialmente porque parte do atraso veio de decisões executivas. O diretor explicou que depois de um ano de desenvolvimento, a Square Enix decidiu mudar o motor gráfico de Kingom Hearts 3 para a Unreal Engine 4.

"Nós trocamos para [a Unreal Engine 4]. Infelizmente, houve um pouco do tempo de desenvolvimento precisou ser rebobinado e começado do zero," Nomura disse. "Então tivemos um pouco de atraso nisso, mas foi uma decisão que a empresa precisou fazer, então foi inevitável."

"Nós tínhamos um plano para o tempo que levaríamos para criar todo o conteúdo no começo do projeto, e nós planejamos, depois de tantos e tantos anos, nós iríamos adicionar mais pessoal," ele continuou. "Nós o submetemos para nosso quartel-general e eles aprovaram, mas o pessoal interno é muito limitado, e temos muitos projetos diferentes que acontecem dentro de nossa empresa, então infelizmente o timing não funcionou. Então tivemos que trabalhar com o timing que foi apropriado para a empresa, a empresa toma as decisões, então infelizmente isso está fora do meu controle."

Entretanto, Nomura garante que o fator que mais pesou para o atraso não foi um problema no desenvolvimento. "Eu quero enfatizar que não foi um problema com nossos times de desenvolvimento. Simplesmente aconteceu assim, e houve algumas decisões que a empresa teve que fazer, e isso simplesmente não funcionou com certas datas que queríamos allcançar," Nomura desabafou. "Está meio fora das minhas mãos."

Independente do passado, Kingdom Hearts 3 ganhou um novo trailer na D23 Expo, confirmando a presença de Toy Story no jogo, e - se não acontecerem atrasos - será lançado em 2018 para PS4 e Xbox One.