Relembre 8 jogos que copiaram a fórmula dos antigos God of War
Será que o novo game de PlayStation 4 também vai influenciar novos games de ação?
O novo God of War finalmente chegou ao PlayStation 4, colocando fim a uma espera de anos e reinventando uma das séries mais icônicas dos videogames.
Fica a dúvida ainda se a jornada de Kratos e o filho Atreus vai influenciar uma nova geração de jogos de ação, mas parece grande a possibilidade de que isso aconteça, repetindo os feitos dos jogos anteriores.
Os primeiros capítulos de God of War foram verdadeiras revoluções no gênero e serviram de inspiração para diversos títulos. Relembramos abaixo os mais marcantes e convidamos você a dizer nos comentários quais outros você lembra:
Bayonetta

Confesso: clone talvez seja uma palavra forte demais para descrever Bayonetta em relação a God of War. Afinal, trata-se da herdeira legítima do legado de Devil May Cry, que por sua vez foi uma das inspirações para God of War - vamos dizer então que Kratos e Bayo sejam primos distantes. Seja como for, ambos compartilham elementos fortes e empolgantes, como os combates cheios de combos estilosos.
Dante's Inferno

O clone mais descarado e também competente de God of War. A produção do estúdio Visceral (o mesmo de Dead Space), adaptou a fórmula das aventuras de Kratos para uma reinterpretação do clássico da literatura A Divina Comédia. Violenta e repleta de criaturas grotescas, a produção agradou muitos jogadores, mas não teve fôlego o bastante para render continuações.
Heavenly Sword

Um dos títulos de estreia do PlayStation 3, o game apresenta a guerreira Nariko em uma bela aventura produzida pela Ninja Theory, de Enslaved e Hellblade. O combate é sensacional, mas o jogo sofre de curta duração e algumas mecânicas desnecessárias, como controlar flechas pelos sensores de movimento do controle.
Castlevania: Lords of Shadow

O então desconhecido estúdio espanhol Mercury Steam apresentou uma visão arrojada e ousada de Castlevania com Lords of Shadow. O título bebe de muitas fontes, mas a base da aventura é claramente God of War, especialmente nos combates com o chicote. O primeiro capítulo segue como uma primorosa e extensa jornada, muitas qualidades que se perderam na sequência, infelizmente.
X-Men Origins: Wolverine

Com exceção aos jogos de luta, são poucas as produções com heróis da Marvel que realmente são memoráveis no mundo dos games. Com um pouco mais de esforço e qualidade, o game baseado no primeiro (e terrível) filme do Wolverine acerta na combinação: o violento Logan é um intérprete perfeito para os mesmos tipos de barbáries cometidas por Kratos. De fato, ainda bem que os golpes e movimentos são legais, porque os cenários pecam demais pela repetição.
DmC

O ciclo se completa. Os primeiros Devil May Cry serviram de inspiração para God of War e depois as aventuras do espartano foram referência para o reboot das estripulias de Dante. Muito disso se vê no combate, que manteve a velocidade frenética de DMC e colocou artifícios diferentes para o herói usar, mas também nas explorações do cenário.
Conan

A fórmula da jornada de Kratos parecia perfeita para o bárbaro cimério Conan - e foi exatamente o que a produtora THQ pensou. Pena que a execução foi precária. A cópia foi tamanha que muitas críticas na época apontaram as muitas semelhanças.
Asura's Wrath

E se God of War fosse um anime? Essa era mais ou menos a premissa por trás de Asura's Wrath, uma produção subestimada da Capcom que cometeu o terrível erro de vender o final verdadeiro do game como DLC. Apesar disso, trata-se de um jogo único que mescla gêneros, tendo combates ao estilo God of War como base da experiência. Bem que poderiam lançar uma versão remasterizada para os consoles atuais ou para PC.