Um “erro” pode ter provado que a compatibilidade de multiplayer entre os consoles PlayStation 4 e Xbox One pode não ser exatamente impossível do ponto de vista técnico.

Segundo a uma série de postagens de usuários do Reddit durante o fim de semana, vários jogadores comprovaram que a jogabilidade cruzada entre usuários dos consoles da Sony e da Microsoft foi possível durante um período.

Curiosamente, a descoberta que jogadores de PS4 e Xbox One estavam frequentando o mesmo jogo online veio por conta de uma convenção de nomes: enquanto a Microsoft permite que seus usuários registrem nomes de perfil usando espaços, isso é impossível nos perfis do console da Sony.

Assim, quando os jogadores do PlayStation logo ficaram desconfiados que algo estava acontecendo quando avistaram outros jogadores com espaços em seus nomes.

À Ars Technica, a desenvolvedora Epic confirmou que o evento de crossplay foi real, mas atribuiu o incidente a um “erro de configuração” que foi prontamente corrigido. A Sony e Microsoft não comentaram o caso.

Com o episódio confirmado, fica aparente que o principal motivo para jogadores de console ainda não poderem curtir os mesmos títulos com amigos donos do console rival é político.

Ao menos do lado da Microsoft, as coisas sugerem estar avançando – a empresa já confirmou, por exemplo, que jogadores do Xbox One poderão experimentar Minecraft online com amigos no Nintendo Switch. Por parte da Sony, no entanto, o protecionismo ainda não dá sinais de que vai ceder.