A terceira temporada de Castlevania estreou no início de março na Netflix e, seguindo a tradição, também está recheada de referências aos jogos da franquia, assim como nas duas partes anteriores da animação.

Temos desde referências a itens mágicos e a aparição de personagens dos jogos, como Saint Germain; até alusões à clássica inimiga Morte

Desnecessário dizer, mas a lista a seguir está cheia de spoilers da terceira temporada, bem como de diversos jogos da série produzida pela Konami. Confere só:

Castelo de Carmilla

Na animação, o castelo é localizado em Estíria, na Áustria e, claramente, é uma referência aos jogos.

O castelo de Carmilla já apareceu em alguns games da franquia como, por exemplo, Castlevania: Circle of the MoonCastlevania: Lords of Shadow.

Corredor Infinito

Este local aparece em Castlevania: Curse of Darkness e faz parte de um plano alternativo, cujos portais só podem ser abertos com o sangue de um Belmont. Na versão japonesa do game, o local é chamado Corridor of the Inferno.

Na animação, o Corredor Infinito tem um escopo ampliado: serve como uma realidade que abre portas para outras dimensões e diferentes épocas do tempo e espaço.

Capitão

O Capitão (pirata) que Isaac encontra logo no início de sua jornada na terceira temporada, pode ter sido vagamente inspirado em Grant Danasty, o quarto e último protagonista de Castlevania III: Dracula’s Curse ao lado de Trevor, Sypha e Alucard.

Cigana

A sobrevivente do vilarejo cujos cidadãos foram transformados em zumbis tem um visual que lembra os ciganos encontrados em Castlevania II: Simon's Quest. Eles são coadjuvantes que transitam pela cidade. 

Conde Saint Germain

Este personagem é diretamente retirado dos games, mais especificamente de Curse of Darkness. No game, ele é um viajante do tempo e espaço, um estudioso que está meramente observando os acontecimentos.

Saint Germain é também inspirado em uma pessoa de mesmo nome que existiu no século XVIII. O conde era detentor de vários títulos: aventureiro, cientista, alquimista, músico, compositor e vários outros.

Juiz

O Juiz é um dos personagens centrais da terceira temporada. O homem coordena o vilarejo de Lindenfeld. Porém, sua aparência é claramente uma homenagem ao personagem Zead, que também aparece em Curse of Darkness. 

Entretanto, Zead e o Juiz não têm muito em comum, além da aparência. Existe um elemento que pode interconectar os dois, mas vagamente. Antes, todavia, vale explicar que Zead é, na realidade, um disfarce utilizado pela Morte no game.

Dito isto, o Juiz pode ser uma vaga (bastante vaga) referência à Morte do game de PlayStation 2 já que na animação, o personagem é uma espécie de serial killer de crianças.

Por fim, mas não menos importante, vale mencionar que o Juiz é dublado (na versão em inglês) por Jason Isaacs, que já dublou Satan em Lords of Shadow.

Mercador

Ao longo dos jogos da série Castlevania, vários mercadores aparecem para que o jogador possa comprar e vender itens.

Apenas para citar alguns: em Portrait of RuinVincent Dorin; Rinaldo Gandolfi aparece em Lamment of Innocence; e existe ainda Julia Laforeze em Curse of Darkness. 

Um dos mais famosos, todavia, é o Master Librarian de Castlevania: Symphony of the Night. E na animação, Isaac visita a loja mística de um misterioso mercador sem nome, cuja aparência lembra um pouco a do personagem do game de PlayStation One.

Além disso, em seu estabelecimento, podem ser vistos diversos itens simbólicos dos games (falaremos disso mais adiante).

Prior Sala

O prior conhecido como Sala é o homem designado como líder do priorado (ou mosteiro) de Lindenfeld.

Sala é um personagem original da animação, porém, é também uma referência distante a personagens icônicos dos games, tais como Shaft (de Castlevania: Rondo of Blood) e Zead, do já citado Curse of Darkness.

Isso porque Sala é um monge que passa a questionar as atitudes da humanidade após um dos monstros que sobraram do exército de Dracula, atacar e se esconder no vilarejo.

A influência do monstro sobre Sala o faz até mesmo realizar um grande sacrifício, usando as almas de todos os cidadãos de Lindenfeld para que a criatura demoníaca possa trazer Dracula de volta - semelhante a Shaft, Zead e tantos outros seguidores que tentam fazer o mesmo nos games.

Monstros

Ao longo da temporada, diversos monstros inspirados (ou diretamente retirados) dos games dão as caras. Confira abaixo alguns deles:

Archer + Buer

Archer é um inimigo de Symphony of the Night que recebeu diversas versões em outros jogos.

O monstro da animação pode ser uma mistura do Archer com o Buer (ou Bael), que aparece em Castlevania: Aria of Sorrow.

Cagnazzo

Possivelmente inspirado em Cagnazzo, de Aria of Sorrow; o monstro aparece no penúltimo e último episódios da temporada.

Flame Demon

Um monstro com versões diferentes nos games. O modelo apresentado na animação se assemelha bastante à criatura que aparece em Symphony of the Night.

Legion

Também conhecido nos games como Granfaloon, a criatura geralmente é um chefão. Sua primeira aparição foi também em Symphony of the Night.

Lesser Demon

Apareceu primeiro em Dracula's Curse e depois retornou em versões diferentes em outros jogos. 

Malachi

Outra criatura que apareceu pela primeira vez em Symphony of the Night, é obviamente inspirada nos monstros dos contos de H.P. Lovecraft.

Medusa Head

Um inimigo clássico dos games, presente desde Simon's Quest.

Merman

Também fez sua estreia em Simon's Quest e, desde então, tornou-se outro inimigo clássico dos games.

Minotaur

Desde sua aparição como um chefão em Rondo of Blood, tornou-se outra figurinha carimbada dos jogos.

Stone Skull

Um crânio indestrutível que aparece em Symphony of the Night.

Unicorn

Um demônio que aparece em Curse of Darkness.

Werewolf

Outro inimigo clássico dos games que, assim como a Medusa Head e o Merman, estreou em Simon's Quest.

Itens mágicos

Nos games, os personagens podem equipar itens mágicos e usufruir de seus efeitos, seja este um aumento de velocidade, de energia ou ainda, de habilidades especiais como andar debaixo d’água ou ainda, executar um super pulo, dentre outros.

Ao longo da temporada, alguns itens mágicos inspirados (ou diretamente retirados) dos games podem ser vistos. Inclusive, menção honrosa ao quadro de Leon Belmont, o primeiro caçador da linhagem; que novamente aparece em uma cena do episódio 7.

Confira os objetos mágicos:

Anel (vários jogos)*

*Vale apontar que o anel de sangue que Lenore usa em Hector é inédito da animação. Nos games, existem outros anéis com propriedades especiais.

Agunea (Symphony of the Night/Lamment of Innocence)

Arma que dispara uma onda de eletricidade. O objeto apareceu primeiro em Symphony of the Night.

Jade Mask (Lamment of Innocence)

Esta máscara faz parte de uma linha de objetos similares que aparece em Castlevania desde Symphony of the Night. A de jade, especificamente, aparece em Lamment of Innocence.

Leather Shield + Shield Rod + Heart Max Up (Symphony of the Night)

Uma combinação que os fãs de Symphony of the Night certamente vão se lembrar. 

Shield Rod é uma arma mística que Alucard pode usar no game e, quando combinada com escudos, concede uma magia diferente, dependendo do objeto de defesa que estiver equipado.

Quando é combinado com o Leather Shield, por exemplo, o efeito é que a defesa do personagem sobe drasticamente. 

De bônus, atrás do feiticeiro na imagem acima, está um Heart Max Up, artefato que aumenta a quantidade de corações dos personagens. 

Mobius Brooch (Lamment of Innocence)

Os broches são acessórios clássicos dos games. O Mobius Brooch, especificamente, que aparece em Lamment of Innocence, permite que o personagem use sub-weapons (ou Innocent Devils, se o game for Curse of Darkness) sem consumir corações.

Necronomicon

Durante a temporada, Saint Germain também encontra um livro misterioso, onde algumas páginas foram arrancadas. Muitos fãs especulam que possa ser o Necronomicon, livro fictício que aparece nos livros de H.P. Lovecraft e nos filmes de Evil Dead.

O objeto aparece ainda em Castlevania 64 (e na versão aprimorada Legacy of Darkness); e em Symphony of The Night, um emblema inspirado nos símbolos do livro também aparece na sala onde estão os chefes Gaibon e Slogra.

Sword Familiar (Symphony of the Night)

A inseparável espada de Alucard, Sword Familiar, tem vontade própria e geralmente ataca inimigos sem precisar ser empunhada. 

Torpor (Order of Ecclesia)

O Torpor é um glyph que incapacita os inimigos temporariamente. Aparece pela primeira vez em Castlevania: Order of Ecclesia.

Relacionamento de Trevor e Sypha

Trevor Belmont e Sypha Belnades iniciaram seu relacionamento no final da segunda temporada, continuando juntos ao longo da terceira. Isso também acontece ao final de Dracula’s Curse. Seguindo a linhagem apresentada nos games, o próximo descendente é Christopher Belmont, bisneto do casal.

Ressurreição de Drácula

A ressurreição de Dracula é uma das temáticas mais reaproveitadas nos games. Em muitos dos títulos lançados pela Konami, o vampirão é trazido de volta por algum seguidor e os heróis precisam derrotá-lo novamente. Na terceira temporada isso quase acontece, fazendo referência a esse acontecimento dos jogos.

Bat Form + Mist Form

Durante sua breve batalha contra Hector, Lenore usa a Bat Form e a Mist Form, ou forma de morcego e forma de névoa, respectivamente, para se livrar do mestre de forja de demônios.

Essas habilidades são vistas primeiramente em Symphony of the Night, já que Alucard aprende a utilizar essas técnicas.

Flame Whip

No episódio final, Trevor utiliza um segundo chicote, enfeitiçado por fogo. O objeto é uma referência ao flame whip (ou chicote flamejante) que aparece em Simon’s Quest.

Referências a outras mídias, culturas e estudos

Castlevania também brinca com o espectador, inserindo referências e easter eggs que vão além da franquia de jogos que serve como base para a animação.

Prova disso é o robô bípede gigante que aparece para Saint Germain no episódio 6. Muitos fãs especulam que sua aparição pode ser uma referência a Metal Gear Solid, outra série produzida pela Konami.

Há ainda a espada de Dante, o protagonista de Devil May Cry. A lâmina é chamada de Rebellion nos games da Capcom.

Na imagem acima, duas espadas acima da Rebellion está a lâmina conhecida como Crissaegrim, usada por Alucard em Castlevania: Lords of Shadows 2 (que por sua vez, é uma referência à espada de mesmo nome usada por ele em Symphony of the Night).

Além disso, a máscara de jade que o mercador está limpando no episódio 2 é claramente uma referência à Stone Mask de JoJo’s Bizarre Adventure: Phantom Blood, que transforma pessoas em vampiros.

Ainda no episódio 7, Takka, irmão de Sumi, comenta que para se matar vampiros basta enfiar uma estaca no coração de um deles e a criatura explodirá. A fala pode ser uma referência à Buffy: A Caça-Vampiros, onde ou isso acontecia ou o monstro simplesmente virava pó.

Sobre os locais onde se passam a terceira temporada, vale apontar que Estíria, onde está localizado o castelo de Carmilla, é um estado que existe de verdade na Áustria.

Em contrapartida, Lindenfeld, diferente de Valáquia, é apenas inspirado em uma área da Romênia, descrita como um “vilarejo fantasma” - algo que faz total sentido com o que aconteceu no último episódio da animação. Importante ressaltar, mas Lindenfeld nunca apareceu em jogos de Castlevania.

No episódio 6, Isaac conversa com uma de suas criaturas, que revela ter sido uma espécie de filósofo de Atenas em outra vida, antes de ser trazido de volta como demônio. Ele conta que foi perseguido pelos cristãos e pelo emperador de sua época - algo semelhante ao que aconteceu com Lisa, esposa de Dracula (e, portanto, pode explicar porque ela também foi parar no inferno).

De toda forma, o ocorrido que o monstro cita pode ser uma referência aos filósofos adeptos do neoplatonismo em Atenas, que foram perseguidos e mortos pelo Imperador Justiniano.

Por fim, Isaac ainda profere a seguinte fala no episódio 4: “por que eu continuo fazendo as mesmas coisas e espero um resultado diferente? Isso não é a definição de loucura?”.

A citação faz alusão a uma frase clássica atribuída a Albert Einstein: “Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes”.

Por último, mas não menos importante, as três vampiras que acompanham Carmilla e fazem parte de sua irmandade são personagens originais criadas para a animação.

Contudo, seus nomes têm inspirações fora da série Castlevania: Striga é o nome romano dado a vampiros, Morana vem da deusa eslava da morte, e Lenore pode ter sido retirado da personagem de nome homônimo do conto O Corvo de Edgar Allan Poe.