O artigo a seguir contém spoilers de todas as temporadas de Castlevania, que está atualmente disponível na Netflix. Continue lendo por sua conta e risco!!
A série animada de Castlevania estreou na Netflix no início de julho de 2017 e conquistou, desde então, três temporadas. A mais recente chegou à plataforma de streaming no início de março de 2020 e trouxe com ela um caminho narrativo, até então, inesperado - ao menos na visão de muitos fãs da franquia de jogos.
Isso porque a animação está expandindo a mitologia dos games, criando uma própria sem muita preocupação em seguir a cronologia dos títulos lançados pela Konami no passado. Muitos enxergam esse feito como algo negativo, mas eu, particularmente, vejo isso como uma grata oportunidade de abordagem.
Antes de partir para os motivos que me fazem ver a adaptação da Netflix desta forma,porém, é importante voltar e entender como os jogos funcionam - e como a série animada já estava trilhando esse caminho desde a primeira temporada de Castlevania.
Nos games
A franquia de jogos de Castlevania é bastante conhecida e querida por sua ampla mitologia, mesmo com origens bem humildes. O primeiro game foi concebido com o objetivo de fazer os jogadores se sentirem dentro de um filme clássico de horror, já que o diretor Hitoshi Akamatsu era, sumariamente, um grande admirador de cinema.
(Além disso, para deixar tudo ainda mais simbólico, o jogo foi lançado no 90º aniversário do livro “Drácula” de Bram Stoker)
Na época, Castlevania trazia abordagens mais simples: o caçador de vampiros Simon Belmont se infiltrava no castelo do Conde Drácula para derrotá-lo e livrar a humanidade de sua influência. Dentro do suntuoso lar do vampirão, era possível encontrar diversas criaturas diretamente inspiradas em criaturas clássicas do horror, tais como a Medusa, a Múmia, O Monstro de Frankenstein, dentre outros.
Ao longo do tempo, Castlevania foi ampliando sua mitologia conforme novos jogos foram sendo lançados. Drácula podia ser, inicialmente, ressuscitado a cada 100 anos, e outros seguidores do vampirão foram surgindo ao longo do caminho para acelerar esse processo.
Por outro lado, a linhagem dos Belmont se tornou uma instituição filiada à Igreja e cada nova encarnação era incumbida de aprender a lutar para defender a humanidade contra o Conde e seus seguidores. No processo, eles também ganharam famílias aliadas, tais como os Belnades e os Morris, por exemplo.
Com isso, a coisa foi se tornando cada vez mais complexa nas histórias de Castlevania, com acontecimentos que retornam às origens e/ou que mostram seu futuro.
A espiral de magnitude que a mitologia da franquia se enfiou é extensa e, de um certo modo, cansativa, justamente porque a série se manteve fiel à premissa de bem contra mal: Drácula sempre foi o antagonista principal em boa parte dos jogos, independentemente do método usado para trazê-lo de volta; e do outro lado, sempre houveram famílias, instituições e outras formas que os games encontravam de detê-lo como ameaça.
Nunca antes Drácula havia sido abordado de uma maneira mais, digamos, “humana” - com a possível exceção de Symphony of the Night, Lament of Innocence e Lords of Shadow. Do contrário, o vampirão era puramente o antagonista, e pouco era sabido sobre ele - E tudo bem, pois games têm sua própria maneira de narrar uma história, mesclando-a (ou não) com mecânicas e outros recursos de gameplay.
De toda forma, a premissa do bem contra o mal trazia pouco espaço para explorar outras facetas de Drácula, desde sua relação com os humanos e com outros vampiros, como funciona seu castelo, e, sobretudo, seus sentimentos.
E é nesse ponto que a série Castlevania da Netflix verdadeiramente brilha.
Nas telinhas
A adaptação da Netflix trouxe, em sua primeira e curta temporada, a introdução das figuras principais da história, com um episódio dedicado para cada um deles: o 1º para Drácula, o 2º para Trevor Belmont, o 3º para Sypha Belnades e o 4º e último para Alucard.
Na segunda temporada, a principal temática é a do luto e tudo que o permeia: fins de ciclos e a angústia de viver após um término - no caso, a esposa de Drácula morreu e ele “precisa” continuar existindo. Todavia, o vampirão passa por todas as fases do luto: raiva, barganha, depressão e, em seus derradeiros momentos, enfim chega a aceitação.
Em paralelo, os heróis mergulham em suas origens e passam (muito) tempo estudando e tentando montar uma estratégia para impedir que os exércitos de vampiros de Drácula tomem o país. Em teoria esse é o enredo, mas o desenrolar vai além e trabalha várias nuances dos personagens envolvidos - em especial, os generais e os seguidores do vilão.
Toda essa volta às abordagens da primeira e segunda temporadas é para exemplificar como, desde o início, a adaptação da Netflix é apenas inspirada em um dos jogos da franquia (Castlevania III: Dracula’s Curse). Toda a base foi levada para as telinhas, mas o restante é praticamente inédito.
A história não é apenas sobre o mero bem contra mal, mas também sobre personagens e seus conflitos; como eles lidam com seus sentimentos, como eles interagem e se relacionam uns com os outros, como trabalham suas falhas (e como lidam com outras pessoas que são igualmente falhas). E a terceira temporada é, felizmente, o ápice dessa perspectiva.
Nova perspectiva
A principal temática da terceira temporada é a solidão. Drácula foi derrotado, mas... E agora? O que resta para fazer? Que rumo tomar? Existe um lugar para se chamar de “lar”? Ele precisa ser conquistado? Os personagens estão vivendo suas próprias jornadas ou as de outrem? Existe bondade? O que resta maldade no mundo?
São muitas questões abordadas ao longo de 10 episódios, e confiança, decepção e pertencer também são temáticas fortes. Os personagens estão bem localizados (e separados) para brilharem independentemente de outros grupos e os diálogos, felizmente, melhoraram muito. Cada arco funciona muito bem dentro de sua proposta, e todos são unidos por algo bastante subjetivo e poderoso: a ausência de Drácula.
A presença do vampirão, mesmo depois da morte, ainda é bastante forte e perceptível, em especial nos arcos de Alucard e de Isaac. Este último é o que mais se descontrói e cresce ao logo da terceira temporada, primeiramente reaprendendo a viver fora da sombra de Drácula, depois construindo seu próprio império e, por fim, dando novas chances e percebendo novas nuances da humanidade que tanto desprezava.
Já o filho de Drácula primeiramente, parece enlouquecer aos poucos, confinado na solidão do castelo que um dia pertencera a seu pai. Até que ele conhece dois jovens guerreiros que anseiam aprender como derrotar vampiros e outras criaturas. Alucard abre seu coração e se torna um mentor para os dois, culminando em um desfecho trágico.
Hector por sua vez entra uma cruzada forçada, também envolvendo confiança, com Lenora, uma das quatro irmãs vampiras ao lado de Carmilla, Morana e Striga. O quarteto, por sinal, se prepara para tomar toda a Europa muito em breve.
Por fim, Trevor e Sypha conhecem os moradores do vilarejo de Lindenfeld, que parecem passar por uma conspiração religiosa - e alquímica. Ao dar uma chance aos cidadãos (e em especial ao estudioso Saint Germain), a dupla de caçadores se vê em um tabuleiro de xadrez onde os reis dos dois lados possuem facetas inescrupulosas.
Todos os arcos, ainda assim, conversam entre si com um elemento em comum: Drácula. Mesmo “definitivamente morto”, ele ainda é o fio condutor de todas as histórias (ainda que em algumas delas sua influência seja mais sútil do que em outras).
É compreensível como os fãs podem se frustrar pelo fato de a terceira temporada não abordar (ou sequer sugerir) Castlevania: Curse of Darkness, que seria, em teoria, o próximo da cronologia dos jogos. Por isso, as expectativas frustradas da comunidade são bem pontuadas.
Mas novamente, Castlevania da Netflix é uma adaptação. E, honestamente, assistindo como tudo está se desenrolando e como a animação trabalha todas as abordagens citadas acima, é gratificante ver que a série animada não se limite a apenas adaptar os arcos dos jogos, expandindo sua mitologia e exaltando um mundo de personagens e criaturas que têm tanto a oferecer.