Call of Duty: WWII quer contar a história da Segunda Guerra Mundial de forma nua e crua e, por isso, esperava-se que ícones do nazismo, como a suástica, aparecessem com frequência. Entretanto, os símbolos do Terceiro Reich ficarão restritos a campanha, e não aparecerão no multiplayer e no modo zumbi.

Em entrevista ao EurogamerMichael Condrey, cofundador da Sledgehammer Games, explicou a decisão. "Na campanha, precisamos balancear a autenticidade com o respeito ao fato de 100 milhões de pessoas terem morrido nos dias mais sombrios da humanidade. Então, você verá a suástica na campanha, de acordo com orientações do nosso historiador para que (a trama) seja autêntica e respeitosa", diz.

"Mas na nossa comunidade global de multiplayer e zumbis, escolhermos deliberadamente não incluir (a iconografia nazista). Queremos que a comunidade jogue junta. Queremos ter respeitos às regras e leis ao redor do mundo. E, francamente, (a suástica) é um símbolo sombrio, com emoções que acreditamos não combinar com nossa experiência multiplayer", justifica Condrey.

Outra decisão a favor da inclusão é a possibilidade de criar seu próprio soldado e usar o mesmo visual independentemente do lado em que você estiver na partida multiplayer, o que implica em ter soldados negros combatendo nas forças do Eixo. "Nós sabemos que isso não acontecia no exército alemão. Nós sabemos que havia muita tensão racial nos anos 1940, de modo que você não teria um soldado negro alemão lutando ao lado de seus compatriotas", explica Condrey.

Call-of-Duty-WWII

8 fotos
1 de 24
+3 fotos
✖︎

"Nós queremos que seja você, e que você queira ter de ser você, não importa o lado do conflito. Não estamos fazendo uma afirmação sobre a autenticidade do Eixo. Estamos fazendo uma afirmação sobre colocar o jogador na pele do soldado. E queremos que isso seja recompensador e que tenha sentido. Não quero que seja nossa decisão forçá-lo para longe do seu personagem e colocá-lo no controle de um soldado alemão, só porque você foi sorteado no time do Eixo", finaliza o desenvolvedor.

Call of Duty: WWII chega em 3 de novembro para PlayStation 4Xbox One PC. Nós jogamos o game na E3 2017, e ele parece uma carta aos fãs de longa data da saga - leia a nossa prévia.