Embora atualmente o Brasil carregue o título de líder em mercado de games na América Latina e 13º no ranking mundial de acordo com uma pesquisa da consultora NewZoo, a indústria de criação ainda segue ganhando seu espaço no mercado internacional. 

Há alguns anos, quando você perguntava sobre um estúdio brasileiro no mercado exterior, não havia muitas referências a serem citadas. Porém, isso mudou quando o país passou a atender a demanda do cenário global e firmou acordos de licenciamento competitivos com estúdios de diversos países.

Atualmente os estúdios brasileiros estão caminhando em passos largos na indústria produzindo jogos criativos e de alta qualidade. Apoiando esse crescimento, várias editoras de jogos (ou publishers) vieram ao Brasil nos últimos anos em busca de novos talentos e desenvolvedores. Hoje, empresas como Ubisoft e Gameloft possuem subsidiárias localizadas no país para atender a atual demanda e desenvolvimento.

Com o sucesso após o lançamento de Horizon Chase, a gaúcha Aquiris Game Studio recebeu a atenção de consumidores e representantes da indústria norte-americana. Em 2019, através de um investimento da Apple, Wonderbox foi anunciado em uma de suas conferências e posteriormente lançado em 2021 como um título exclusivo do serviço de assinatura da maçã, o Apple Arcade. Além disso, a Epic Games, conhecida pelo sucesso Fortnite, também investiu no estúdio. 

Mas não é apenas um estúdio que o mercado internacional está procurando. Editoras como a holandesa Soedesco e a sul coreana Neowiz também deram as mãos para respectivamente os estúdios nacionais PixelHive (Kaze and the Wild Masks) e Mad Mimic (Dandy Ace).

imagem de gameplay de Kaze and the Wild Masks
PixelHive

Em conclusão, os estúdios nacionais seguem sob os holofotes internacionais, cativando o mundo com toda a sua criatividade enquanto introduz um pouco da cultura brasileira em forma de jogos únicos.

Grandes investidores internacionais têm seus primeiros contatos com títulos promissores aqui no BIG Festival, hoje nós somos o principal evento de lançamentos de jogos independentes da América Latina conectando desenvolvedores a editoras a cada edição, como foi o caso de Kukoos: Lost Pets da amazonense Petit Fabrik publicado pela editora internacional Modus Games.

LEIA MAIS

No caso de quem desenvolve jogos e tem títulos prontos apresentar ao mundo, as inscrições para participar do BIG Festival 2023 já estão abertas e podem ser feitas no site oficial do evento.


Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok. Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!

*Este conteúdo foi produzido em parceria com o BIG Festival e não necessariamente reflete a opinião da equipe do The Enemy.