Falando durante a abertura do Fórum de Desenvolvimento da China, em Pequim, Tim Cook, CEO da Apple, comentou sobre a importância de novas regulamentações para garantir a proteção de dados de usuários de serviços online.

A fala de Cook vem em uma semana na qual a maior rede social do mundo, o Facebook, sofre com críticas em meio à polêmica envolvendo o uso de dados privados de 50 milhões de usuários pela Cambridge Analytica.

"Eu acho que essa situação é tão terrível e se tornou tão grande que provavelmente alguma regulação bem elaborada é necessária", afirmou Cook (via Bloomberg). “A capacidade de qualquer um de saber o que você está fazendo, quem são seus contatos, quem são os contatos de seus contatos, coisas que você gosta e não gosta e todos os detalhes íntimos de sua vida – do meu próprio ponto de vista, não deveria existir".

Cook deu a entender ainda que a indústria previa que uma reação negativa de usuários ocorreria eventualmente, quando as pessoas se dessem conta dos perfis digitais construídos com seus dados. "Infelizmente, essa previsão se tornou realidade mais de uma vez".

O CEO da Apple não é o primeiro executivo da indústria de tecnologia a considerar a possibilidade de regulamentações para garantir a proteção de dados de usuários.

Na última quarta-feira (21) o própria CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, sugeriu que seria a favor de regulamentações da rede social.