A linha de dispositivos FE da Samsung é uma das mais elogiadas pelo público, muito pelo alto custo-benefício que oferece e, em 2023, um kit se destaca ainda mais, a dupla Galaxy S23 FE e Galaxy Buds FE.
Ficha técnica do Samsung Galaxy S23 FE
- Processador: Exynos 2200
- RAM: 8GB
- Armazenamento: 128GB ou 256GB
- Tela: Dynamic AMOLED 2X, 90Hz, 1080 x 2340, 6.4"
- Câmeras: 50 MP (wide), 8 MP (telefoto) e 12 MP (ultrawide)
- Suporte a 5G
- Bateria: 4500 mAh (carregamento rápido de até 25W), suporte a carregamento wireless
Tecnologia que entrega o necessário
"Entrega o necessário" talvez seja o melhor jeito de definir a linha FE da Samsung. Embora produtos topo de linha como Galaxy S23 Ultra e afins sejam uma boa forma de mostrar o primor da tecnologia em smartphones, S23 FE e Galaxy Buds FE chegam para mostrar que muitos dos principais aspectos podem ser também acessíveis.
Depois de usar o Galaxy S23 FE junto dos Galaxy Buds FE por duas semanas, percebe-se que os aparelhos não devem em nada se comparados aos seus "irmãos mais velhos". A tela, por exemplo, embora com bordas mais aparentes, é maior que a do Galaxy S23 e já oferece frequência de 90Hz variável.
Aqui, as "limitações" tecnólogias, sim, aparecem. O display do Samsung Galaxy S23 FE não chega até 1Hz para economizar bateria, mas, ainda assim, com o Always On Display, a frequência é reduzida o suficiente para poupar energia.
Uso rotineiro como navegar pelas redes sociais, assistir a vídeos e, ocasionalmente, games, não demanda tanto do aparelho e vale ressaltar que, em todas as atividades, a qualidade do som surpreende positivamente.
Tudo isso, aliado ao visual idealizado pela Samsung, com bordas em alumínio e traseira em vidro, ajudam a oferecer uma experiência premium ao usuário, que pode aproveitar o máximo de um bom aparelho, mas sem quebrar a banca.
Não apenas o smartphone impressiona, mas também os novos Galaxy Buds FE, fones TWS da linha FE que trazem o máximo das funcionalidades de um aparelho do tipo, também por valor atraente.
Ao menos quando utilizados com smartphones da mesma marca, o conjunto de tecnologias disponibilizado para uso dos fones é sem igual: pareamento rápido, configuração minunciosa da sonoridade, mudança rápida entre aparelhos e isolamento de ruído ativo e afins funcionam perfeitamente.
Claro, algumas decisões ainda seguem questionáveis. Por exemplo, não existir opção de carregamento wireless para a case dos fones dá a sensação de deixar algo importante para trás, dado o costume que a conveniência gera.
Enfim, Após semanas de uso, é possível afirmar que a dupla dinâmica Samsung Galaxy S23 FE e Galaxy Buds FE é, sem dúvidas, uma forte candidata ao prêmio de melhor custo-beenfício do ano, oferecendo quase tudo que se mostra como "essencial" em topos de linha, mas sacrificando (em sua maioria) aspectos não tão necessários para aproveitamento de boa tecnologia móvel.
O Samsung Galaxy S23 FE está disponível no site oficial da Samsung a partir de R$3.599, já os Galaxy Buds FE são encontrados custando a partir de R$398,70.