Alexandre Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal, autorizou a liberação do X/Twitter no Brasil. A rede social estava suspensa no país desde o fim de agosto, pela ausência de um representante legal da empresa em território nacional.

A liberação foi feita mediante pagamento de R$ 28,6 milhões em multas, emitidas por descumprimento de ordens como bloqueio de perfis investigados, permitir o acesso de vários usuários à rede, mesmo após suspensão, e pela ausência de um representante legal.

Além do pagamento, também foi necessário que o X bloqueasse nove perfis de pessoas sendo investigados, além da nomeação de um representante.

A rede social já até havia solicitado seu retorno em 26 de setembro, quando disse ter pago todas as multas e cumprido as exigências de Moraes; o ministro entretanto, rebateu afirmando que as multas ainda não haviam sido pagas em sua totalidade.

Ainda não há um momento exato para que o Twitter volte à ativa por aqui. Apesar da liberação, ainda é necessário que a Anatel notifique operadoras de internet para permitir o acesso geral.