O palco Game+, em parceria com a Player1, traz ao RIO2C 2024 discussões sobre os desafios atuais da indústria de games e e-sports, que buscam cada vez mais profissionalização e crescimento. O palco coloca em perspectiva boas práticas e a evolução na relação entre marcas e desenvolvedoras, além de destacar o trabalho de talentos, influenciadores e streamers que reforçam a conexão com suas respectivas comunidades. Os temas abordados nos paineis desta edição em torno do segmento incluem bate-papos sobre educação, inclusão, esportes olímpicos, marcas, inteligência artificial, tecnologia imersiva, lideranças femininas, perspectivas da indústria, saúde mental, música e ESG.
Destaques da programação
No painel ‘Inclusão e Games: é preciso buscar a próxima fase’, o gamer Gabriel Machado, o Machadinho, coloca em perspectiva a importância de tornar o universo dos games cada vez mais representativo, receptivo e seguro.
Sempre um assunto importante dentro da indústria de games, a combinação de jogos olímpicos com e-sports é cada vez mais importante de ser pensada como forma estratégica, além de apontar para o futuro dos jogos eletrônicos competitivos. A partir desse viés, o ex-futebolistaWendell Lira, o publicitário Gustavo Herbetta e o executivo Marcelo Marino dissecam o assunto no painel ‘Games e Esportes Olímpicos, Deu Match?’.
Com moderação do jornalista Pacete, curador do Rio2C, o apresentador e narrador de games gORDOx vai conversar com a diretora de criação da Olgivy, Valéria Desideri, e a diretora de marketing de consumo da Kit Kat, Gabriela Varela, falam sobre a estratégia de conectar os elementos da marca – já presente em varias iniciativas gamers – para novos publicos e contextos, no painel ‘Marcas e Games: Um Break para o Próximo Nível’.
Games e moda sempre estiveram diretamente conectados, mas com a evolução de tecnologias imersivas e novas tendênicisa essa combinação ganhou ainda mais possibilidades. Neste contexto, a influenciadora Ana Xisdê, a especialista em experiências de cultura-tecnologia Olivia Merquior e o consultor de inovação 3D Cauê Moreira Rosário falam sobre a conexão direta desses dois mundos e as oportunidades apresentadas neste universo.
Do ponto de vista de negócios e gestão, os games vivem muitos desafios. No Brasil, várias lideranças femininas estão contribuindo com carreira, repertório e muito profissionalismo para evoluir cada vez mais a indústria. Importantes nomes do mercado, Bruna Soares, daUbisoft, Roberta Coelho, da MIBR,e Leticia Monteiro, do Omelete, se aprofundam no tema no painel ‘Mulheres, Gamers, Executivas e Protagonistas’.
Publisher responsável por uma das principais franquias do mundo, a Riot tem no Brasil um mercado modelo e estratégico. Diego Martinez, general manager na empresa no país conversa com Leandro Valentim, da Player 1, sobre aprendizados, desafios e oportunidades, compartilhando ainda uma perspectiva de futuro da empresa.
Cases
Neste ano, o Game+ traz também o formato de cases, onde marcas e agências compartilham com o público os resultados, êxitos e desafios de seus projetos. Patrocinadores e parceiros do Rio2C, como Banco do Brasil, Samsung, Claro, Intel, Riot Games, Heineken
e Kit Kat, estão entre as empresas que apresentarão dados e detalhes sobre algumas de suas iniciativas de sucesso no segmento.
Masterclasses
No fim de semana da Festivalia, o palco Games+ apresenta uma série de masterclasses com alguns dos principais nomes da indústria:
- Storytelling em Roblox e Minecraft com DudaBerud, Marcelodrv e moderação de Leandro Valentim.
- A Arte de Produzir Conteúdo Gamer, com Gelli e moderação de Lucas Lima.
- Produção de Games para PC e VR, com Jorge Groove.
- O Sonho de Trabalhar com Games, com Blackwill e moderação de Tchê.
- Aprenda a Desenvolver sua Comunidade com a Meta, com Luiz Menezes, Diana Zambrozuski e moderação de Julia Bassetto.
- Criando Conteúdo de Games no TikTok, com Rodrigo Brugnera.