A CCXP23 ficou marcada pela presença até então inédita de muitas empresas importantes do mundo dos jogos, como Xbox e Nintendo, além de empresas de tecnologia que se estabeleceram como potências do mercado de games há muito tempo, como a ASUS, que trouxe o ROG Ally para o evento como principal destaque. 

"A nossa presença, neste ano, falando de ASUS Gaming... A gente vem incrementando ano a ano, né? E este foi um ano em que a gente realmente começou a colocar mais o pé para mostrar a marca", contou Daniel Kawano, Gerente de Produtos na ASUS, ao The Enemy. "Então, a gente fez lançamento de produtos produzidos localmente, e isso é, já, um grande investimento que a gente está fazendo no mercado brasileiro."

"Hoje, você tem muitas coisas que vieram dos games que estão indo para uma Netflix, para o streaming", contou. "A gente vê que isso vai convergindo, e, no fim das contas, o equipamento — um Notebook, um ROG Ally, que é o nosso console portátil, ou um smartphone — é a porta de entrada para isso."

"O mercado [do ROG Ally], no geral, globalmente, é um mercado mais nichado", explicou. "É para quem realmente quer tirar o jogo de PC de dentro do quarto. Tem vários jogos que você tem que você não joga a menos que esteja ali no quarto. Por exemplo: World of Warcraft, se você vai jogar, só tem no PC. Dá pra pegar o Notebook e jogar, mas num portátil? Jamais [teve]."

"Quando a gente começou a estudar o mercado brasileiro, se chegou a conclusão de que tem gente [para comprar]. Pode investir", disse. De acordo com Kawano, o públic-alvo pode ser dividido em dois grupos, principalmente: o das pessoas que sempre quiseram jogar jogos de PC, mas ficaram presas aos consoles, e o dos jogadores de PC mais apaixonados, que querem levar jogos de PC consigo para outros lugares.

"A geração 'consolista' é muito mais a geração dos anos 1980 e 1990, porque era a tecnologia que estava disponível na época, de games", avaliou. "Depois dos anos 2000, houve uma abertura muito grande. Você tem PC, você tem console, você tem smartphone, você tem outros produtos. Essa geração já está mais adaptada a isso, e você vê que o PC é que tá empurrando o mercado mesmo."

LEIA MAIS

Para o Gerente de Produtos da ASUS no Brasil, o principal ponto da presença da marca na CCXP23 era apresentar o produto para pessoas que não conhecem o nicho dos PCs portáteis. Afinal, na avaliação da marca, há muitas pessoas que com certeza jogam e nem sabem que podem levar os games de PC consigo para todos os lugares com um produto como o ROG Ally.


Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok ou converse com o pessoal da redação no Discord.