Pc   Playstation   Xbox   Nintendo

Como Dragon Ball ajudou a criar o Super Sonic

Cocriador do ouriço azul, Naoto Ohshima, contou ao The Enemy que era fã de Dragon Ball

Por Luciano Amaral 15.08.2017 18H25

Sonic Mania chegou às lojas oficialmente nesta terça-feira (15) e tem aquecido o coração de fãs do ouriço azul por trazer de volta o visual e jogabilidade 2D dos títulos originais da franquia.

Introduzido pela primeira vez em Sonic the Hedgehog 2, um dos elementos clássicos da série que retorna em Sonic Mania é o Super Sonic, forma alternativa do protagonista que o torna invulnerável e muito mais rápido do que sua forma normal.

Mas além de melhorar as habilidades de Sonic, a aparência alternativa do personagem sempre chamou a atenção de algumas pessoas por conta de outro detalhe: com sua cor dourada e cabelos espetados, teria o Super Sonic sido inspirado nos Super Saiyan da série Dragon Ball?

Há algum tempo que fãs do mascote da Sega e da série de TV e mangás discutem se a semelhança é coincidência ou uma possível homenagem, mas a confirmação por parte dos desenvolvedores nunca veio.

Se dependêssemos só da linha do tempo das duas obras, a inspiração funcionaria: Super Sonic apareceu pela primeira vez em novembro de 1992, mais de um ano após a estreia do episódio 95 de Dragon Ball Z  – no Brasil, chamado pelo nada sutil nome de “Goku finalmente se transforma no Lendário Super Saiyajin” –, que introduziu os Super Saiyan ao anime da série.

 

Meses antes, a forma Super Saiyan também já havia aparecido no mangá de Dragon Ball.

Para tirar a dúvida, nada melhor do que ir direto à fonte: questionamos o artista responsável pelo design de Sonic, Naoto Ohshima, sobre a inspiração – que confirmou a admiração dele e do co-criador do ouriço, Yujo Naka, pelos personagens da série de luta, mas sem indicar se o personagem é uma homenagem de fato.

Nós gostávamos de Dragon Ball”, contou Ohshima ao The Enemy, afirmando que a ideia para o Super Sonic veio de Naka. “Eu respondi a ele que [a ideia] era boa”.

Sonic Mania chegou nesta terça ao PlayStation 4Xbox One Nintendo Switch. A versão de PC foi adiada para o dia 29 de agosto. No Brasil, o jogo é mais barato do que nos Estados Unidos.