Em meio a controvérsias, Ubisoft diz que IA não substituirá roteiristas humanos
Nova tecnologia seria utilizada pela empresa para ajudar na elaboração de diálogos para NPCs
Esta semana ficou marcada pela decisão polêmica da Ubisoft, empresa responsável por Assassin's Creed e Far Cry, de usar Inteligência Artificial para ajudar na elaboração de roteiros para jogos. De acordo com a empresa, entretanto, a ideia é que essa tecnologia ajude roteiristas de jogos a criar diálogos para NPCs.
Chamada de Ghostwriter e criada pelo departamento de pesquisa e desenvolvimento da Ubisoft, a ferramenta não seria utilizada para substituir escritores. Com os jogos crescendo cada vez mais em escopo, os escritores estão encontrando cada vez mais desafios para criar NPCs variados e interessantes. Por isso, a Ubisoft teria criado o programa para ajudar a aliviar essa carga, conforme publicado pelo VG247.
Criado por Ben Swanson, cientista de pesquisa e desenvolvimento do La Forge Montreal, o Ghostwriter é o resultado de conversas com designers narrativos que revelaram os principais desafios na criação de diálogos para NPCs. Swanson teria concluído que o problema poderia ser resolvido com uma ferramenta de IA.
Textos e imagens criados com Inteligência Artificial vêm se tornado bastante populares ultimamente, com muitas empresas lançando as próprias versões dessas tecnologias. Programas de arte com IA, por exemplo, podem criar visuais complexos com base em textos descritivos. Da mesma forma, artigos podem ser gerados inserindo palavras-chave e um pequeno parágrafo informativo, dependendo do programa.
O problema é que, atualmente, existe uma tendência de que IAs reaproveitem conteúdo em vez de gerar algo autêntico. Além disso, evidentemente, existe o risco de que, com a evolução dessa tecnologia, os roteiristas humanos sejam deixados de lado.
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É apenas uma questão de tempo até que outras empresas de jogos sigam o exemplo da Ubisoft. Por enquanto, os limites da Inteligência Artificial são bem nítidos em termos de criação de conteúdo original. Contudo, isso pode mudar em um futuro não tão distante.
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