Combate, exploração e mais: confira as novidades de The Last of Us Parte II

State of Play exibiu 20 minutos de gameplay do jogo de PS4

Por Pablo Raphael 27.05.2020 18H35
Crédito: Naughty Dog/Divulgação

The Last of Us Parte II chega ao PlayStation 4 em 19 de junho e para promover o lançamento, a Naughty Dog apresentou em detalhes as diversas mecânicas de jogo, algumas já conhecidas dos trailers anteriores, outras inéditas.

Também foi mostrado um longo trecho de gameplay, com 10 minutos de jogo inéditos, que dá uma boa noção do que espera os jogadores na nova jornada de Ellie na América pós-apocalipse. Assista ao vídeo acima e confira a seguir as principais novidades:

Ambientação

The Last of Us Parte II se passa 25 anos após os eventos do game original. Ellie e Joel vivem em Jackson, no Wyoming, onde ela cresceu e estabeleceu amizades duradouras. Essa relativa tranquilidade será interrompida por um "evento traumatizante" já no começo do jogo.

Também foi dito que o jogo terá todas as estações do ano ao longo da história, assim como diferentes biomas, conforme Ellie viaja entre Jackson e Seattle, onde a maior parte da ação acontece.

O cenário todo é mais selvagem do que o primeiro The Last of Us, porque após 25 anos, a natureza foi tomando conta dos campos, ruas e construções abandonadas pela humanidade.

Naughty Dog/Reprodução

Mais formas de exploração

O mundo de The Last of Us Parte II parece ser "meio aberto", com áreas amplas para exploração. Por isso, Ellie conta com novos meios de transporte, como cavalos e barcos. Ela também pode saltar para alcançar lugares elevados ou atravessar abismos, e usar cordas para escalada. Ah, e Ellie finalmente aprendeu a nadar. Em um trecho do vídeo ela usa isso para se infiltrar no esconderijo de inimigos e pegá-los com a guarda abaixada.

Naughty Dog/Reprodução

Facções em guerra

Entre os muitos perigos de The Last of Us Parte II estão os diferentes grupos de pessoas que disputam recursos e território no game. Duas facçoes lutam pelo controle da zona de quarentena que um dia foi a cidade de Seattle: a Washington Liberation Front (WLF) e os fanáticos religiosos Seraphites, apelidados de Scars ("Cicatrizes", em português) pelo costume de se marcarem com cortes.

Naughty Dog/Reprodução

Novos infectados

O Trôpego, ou Schambler no original, já havia aparecido rapidamente no último diário de desenvolvimento do jogo, mas aqui podemos ver o monstro e seus ataques purulentos em detalhes. Também foi revelado que os tipos comuns de infectados, como corredores e estaladores, estão mais violentos e presentes em maior quantidade do que antes.

A Naughty Dog revelou que há outros infectados muito piores, mas que só serão vistos depois do lançamento. Por enquanto, só deu para ouvir os sons assustadores de um deles na escuridão.

Naughty Dog/Reprodução

Combate

O vídeo mostra algumas sequências de combate e você pode ver que Ellie aprendeu vários truques. Ela pode atirar pedras, bloquear ataques, esquivar-se rapidamente para contra-atacar ou simplesmente fugir e se esconder. Fugir é uma estratégia tão válida quanto lutar em The Last of Us Parte II.

Outra habilidade que chamou a atenção é a capacidade de agarrar inimigos e usá-los como escudos humanos contra os disparos de armas e flechas dos adversários.

O vídeo mostra a transição fluida entre os menus de criação de itens, com Ellie preparando um coquetel molotov e rapidamente voltando ao gameplay. Uma das novas opções de criação, o silenciador, também aparece. Ele é improvisado com uma garrafa e dura só alguns tiros antes de estourar.

Em um dado momento, Ellie joga um molotov sobre uma patrulha inimiga e mata um cachorro. A cena é de doer o coração, com os ganidos do animal. Mas a Naughty Dog já informou que você não precisa matar nenhum cachorro no jogo se não quiser.

Naughty Dog/Reprodução

Companheiros

Ellie não está sempre sozinha em The Last of Us Parte II. O vídeo mostra que há bastante foco nas relações dela com Joel, Dina e outros personagens.

Eles também estarão presentes em alguns trechos da aventura, como companheiros da protagonista. Os companheiros de Ellie parecem ser bem espertos: eles apontam objetos e perigos, ajudam no combate e podem receber ordens para flanquear inimigos, por exemplo.

Naughty Dog/Reprodução

PlayStation Vita

A civilização como a conhecemos acabou 25 anos atrás no mundo de The Last of Us Parte II, mas o portátil PlayStation Vita continua por aí. Na cena em que Ellie invade o acampamento de seus inimigos, a primeira personagem que ela encontra está com o portátil nas mãos. Detalhe: dá para ouvir claramente a trilha sonora de Hotline Miami rodando no PS Vita.

Naughty Dog/Reprodução