Jogamos: Tekken 8 mostra potencial de jogos de luta na atual geração
Jogo da Bandai Namco surpreende em diversos aspectos
Tekken é uma das franquias de jogos de luta mais populares do mercado. Desta forma, anúncios de novos games da série da Bandai Namco sempre chamam atenção.
Com Tekken 8 não foi diferente. Desde seus primeiros trailers, o jogo aumenta a expectativa dos fãs e o The Enemy está aqui para afirmar que o game entrega tudo. A convite da Bandai Namco, testamos o vindouro lançamento e, neste preview, você saberá o que esperar.
Visual
Obviamente, o que mais espanta logo de cara é a beleza do novo game. Desde seu primeiro trailer de anúncio lançado em setembro de 2022, o visual é um tópico importante.
Como um game lançado em 2015, Tekken 7 ainda apresenta gráficos agradáveis para um jogo de luta, porém, Tekken 8 pode tranquilamente estabelecer padrões para a nova geração do título.
Obviamente, na build testada, não chegamos a extremos como os trechos de história com Jin e Kazuya lutando na chuva em meio à uma tempestade de raios. Ainda assim, as lutas são impressionantes.
Com músculos em destaque assim como roupas extravagantes, inúmeras partículas diferentes, movimentos de câmera e ataques especiais aos montes, a luta em Tekken 8 se mostra como uma clara evolução.
Além dos personagens, cenários são importantes no jogo e estes também receberam tratamento especial. Seja a batalha ambientada em uma floresta, prédio abandonado ou no meio de uma cidade, tudo parece perfeitamente alinhado com o que acontece na tela.
A água de um lago reflete a atividade dos personagens, assim como o chão asfaltado, obstáculos como cabines telefônicas, destroços e afins são destruídos com golpes mais fortes e por aí vai.
Mesmo com tantos estímulos, nenhuma gerou distrações e tudo agrega à luta em si, com faíscas indicando golpes executados com timing correto, auras nos personagens para indicar estados específicos como Rage, Heat e mais.
Gameplay
A jogabilidade de Tekken 8 não tenta “reinventar a roda”, mas traz mudanças importantes ao esquema de luta conhecido há anos, especificamente com o já conhecido Rage e o inédito sistema Heat.
Desde o início, o tema de Tekken 8 foi apresentado como “agressivo” e, de fato, isso se traduz quase automaticamente durante as lutas. Como principais novidades, o jogo traz barras recuperáveis de vida e as diversas mecânicas do sistema Heat, que desbloqueia ataques diferentes em cada personagem, assim como “reforça suas personalidades”.
Ambas as mecânicas favorecem a agressividade. Barras de vida recuperáveis apenas são restituídas caso o jogador acerte ataques ou, ao menos, seja bloqueado, por exemplo.
Enquanto isso, o Heat System é um estado no qual personagens obtém acesso a golpes diferentes, versões aprimoradas dos golpes normais e até atalhos universais como avançar para frente ou uma espécie de “ataque especial”, o Heat Burst.
O destaque do novo Heat System é, de fato, entregar o que foi prometido de “enriquecer a personalidade dos personagens”. Com o Heat ativado, Law apela para movimentos mais ágeis e mirabolantes e usa armas como nunchakus, Jin obtém diversas formas de usar seu Devil Gene, Paul bate tão forte que quebra defesas, King quase não pode ser derrubado e por aí vai.
Bem diferente do que era promovido em Tekken 7, dessa vez, estilos mais defensivos parecem desfavoráveis em diversas situações, mas, para os produtores Katsuhiro Harada e Michael Murray isso não é um problema.
“Em outros gêneros como MOBA ou FPS, sequer há maneiras de se defender, se um golpe foi desferido, ele vai acertar. Em jogos de luta não é assim. Teoricamente, se você defender todos os golpes corretamente, você não tem como perder, isso é poderoso demais”, diz Harada.
Segundo o produtor, jogadores podem optar por se defenderem de muitos ataques da mesma forma, porém, eles ganharão mais buscando formas de devolver os golpes dos adversários.
Outra grande novidade de Tekken 8 é a introdução de um novo sistema de controles. Como uma forma evoluída do que é apresentado em Tekken 7 com a assistência para executar golpes mais difíceis, em Tekken 8, um botão pode abrir um menu diferente a qualquer momento de qualquer modo de jogo.
O chamado “Special Style” oferece uma maneira fácil e rápida de ter acesso não apenas a golpes importantes de cada personagem, como também um combo já pronto e até ataques especiais, seja usando Rage ou Heat.
Sobre isso, os produtores sugerem que o sistema deve ser recebido com mente aberta e que não apenas novatos, mas também veteranos podem tirar proveito do esquema de controles, na hora de aprender a jogar com um novo personagem, por exemplo.
Um dos usos mais interessantes do novo sistema durante o preview foi o de emendar ataques especiais (cujos comandos são escondidos em listas de movimentos com quase 200 por personagem) em combos criados no momento, sem qualquer dificuldade, mas também sem oferecer nenhum tipo de vantagem, necessariamente.
Como exemplo, Lars é possui uma das listas de movimentos mais enigmáticas desde seu lançamento, devido às diversas posturas diferentes. Mas ao utilizar o personagem, é fácil criar um combo simples sozinho e, durante a execução, ativar o Special Style de controles rapidamente para executar apenas um Heat Smash, que, sem isso, possivelmente não seria descoberto tão cedo.
Promissor
Neste primeiro teste, o destaque foi dado para a jogabilidade, novos sistemas, recursos e o impacto de tudo isso nas lutas propriamente ditas. Detalhes sobre história, modos de jogo e até sobre a jogabilidade online não foram divulgados e serão revelados posteriormente.
Em suma, Tekken 8 promete ser um sucessor que faz juz à responsabilidade de continuar uma série tão popular e importante para o gênero, e isso tudo sem deixar de explorar o potencial da atual geração de consoles.
Embora conhecido por ser um game mais “difícil” ou até mesmo complexo, Tekken 8 pode abrir as portas para muitos jogadores com seus novos sistemas, que promovem partidas mais dinâmicas, facilitam o entendimento de novos players e, isso tudo, sem perder a essência de um bom Tekken.
Tekken 8 ainda não tem data de lançamento divulgada. O jogo foi anunciado para PS5, Xbox Series e PC.
Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok ou converse com o pessoal da redação no Discord.
Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!