Sony teme “salto” de Xbox após a compra da Activision, indica vazamento

Documentos vazados da Insomniac incluem possível estratégia de resposta de PlayStation.

Por Helena Nogueira 19.12.2023 14H00

Ao longo do processo de compra da Activision Blizzard, a Sony se mostrou descontente com o negócio em mais de um momento. Agora, documentos vazados da Insomniac indicam que a publisher teme um “salto” de Xbox e discute estratégias de resposta, prevendo o possível impacto no PlayStation Plus

Os documentos vazados na manhã desta terça-feira (19) incluem uma apresentação de slides, em que a Sony descreve a aquisição como um possível momento de “salto” para a concorrente, que pode assumir a liderança do mercado (via Eurogamer). 

Activision Blizzard King/Microsoft

Entre as principais ameaças identificadas pela publisher está o uso de Call of Duty pela Microsoft para “prejudicar e ameaçar os mercados de console e serviços de assinatura de games”. Isso representaria, em especial, uma “enorme ameaça para o PS Plus”.

A Sony também elencou o investimento da Microsoft no mercado mobile como um risco, visto que representam potencial de “salto sob nossos pilares atuais”, que “já são datados e deixados para trás pela concorrência”.

Sony

Sobre as vantagens adquiridas pela Microsoft, os slides indicam que a análise da Sony é que “a Activision oferece um valor estratégico incrível para jogos de serviço e multiplayer, com a adição da loja mobile e de PC (Battle.net)”.

Como resposta, a dona de PlayStation levanta a necessidade de “expansão”, sem explicar exatamente se isso implica em aquisições ou não. Ainda assim, a Sony prezaria por seu modelo atual de negócios, com vendas de jogos premium como “abordagem central”.

Activision Blizzard/Microsoft

Em relação ao PS Plus, a publisher descreve o “serviço de assinatura de games perfeito” como “inatingível” – indicando que a Sony mantém a desaprovação dos lançamentos simultâneos do Game Pass.

LEIA MAIS

Sustentando esse posicionamento, a empresa escreveu que “a expectativa de jogos premium gratuitos cria [um] modelo insustentável”, em que as taxas de assinatura não cobrem o investimento. O plano seria, dessa forma, manter o modelo do PS Plus.


Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok ou converse com o pessoal da redação no Discord.