Remaster de Dead Rising terá jogabilidade clássica em meio a mudanças
Desenvolvedores do projeto atual consultaram criadores originais para saber o que fica e o que muda
Dead Rising Deluxe Remaster é a (re)visita de desenvolvedores contemporâneos ao clássico que a Capcom lançou em agosto de 2006. E como tal, um remaster não apenas atualiza gráficos e sons de um jogo antigo para plataformas atuais, mas também usa o relançamento como uma oportunidade de corrigir potenciais erros.
Esse foi o pensamento do estúdio NeoBards Entertainment que, junto da Capcom, explicou em entrevista ao Polygon o que o novo jogo deve manter para fidelizar o jogador clássico, ao mesmo tempo em que atualiza diversos aspectos da jogabilidade para apresentar o jogo a uma nova geração de gamers.
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Segundo o texto, diversas mudanças de qualidade de vida prometem tornar a experiência mais intuitiva: o protagonista Frank West, por exemplo, agora pode se mover, atirar e falar pelo rádio ao mesmo tempo, e as armas improvisadas que você usa para derrotar a horda de zumbis agora terão alertas mais proeminentes quando estiverem prestes a quebrar.
“Fizemos esforços para incluir funções necessárias para tornar o jogo mais divertido, mas mantendo elementos originais que, à primeira vista, podem parecer inconvenientes mas que sejam parte do charme único de Dead Rising”, explicou o time, via e-mail.
“Por exemplo, nós sabemos que alguns jogadores queiram jogar sem ter que se preocupar com a progressão do tempo limite baseado na vida real. Tomar decisões sobre o que priorizar em uma quantidade limitada de tempo é um dos componentes principais de Dead Rising, então decidimos não incluir nada que fizesse o tempo parar.
Isso dito, ver o tempo progredir a uma velocidade fixa pode levar a períodos sem muita ação, o que não torna o jogo mais atraente. Para isso, implementamos uma função que permite aos jogadores acelerarem a passagem de tempo conforme precisarem.”
Outro ponto é pertinente aos “Erotica Points”: no jogo original, você recebe pontos por tirar fotografias de corpos de mulheres em meio ao apocalipse zumbi. No remaster, essa função não apenas foi retirada, mas as missões atreladas a elas foram atualizadas para que seus objetivos não dependessem desse recurso.
“É claro que os jogadores ainda poderão fotografar o que bem entenderem no mundo do jogo”, explicou o estúdio Neobards Entertainment. “[Mas] recebemos comentários construtivos dos fãs mais apaixonados pelo sistema antigo. Entre eles, tivemos sugestões de que os Erotica Points também fossem oferecidos pela fotografia de personagens masculinos, mas determinamos que isso não seria possível de fazer neste momento.”
No mais, o time inseriu novos objetos, novas habilidades, novas roupas e várias novas possibilidades de combate, além de atualizar o esquema de controles para um público mais atual. Ainda assim, amantes da versão clássica poderão alterar isso por meio de um menu dedicado nas opções do jogo.
Dead Rising Deluxe Remaster chegará em 19 de setembro de 2024, para PlayStation 5, Xbox Series S e X e PC (Windows).