Remake de Silent Hill 2 (e não do primeiro) foi decisão da Konami

Bloober Team, estúdio responsável pelo remake, disse que publisher japonesa deve usar projeto para “novos jogos”

Por Rafael Arbulu 26.08.2024 14H52
Crédito: Konami/Divulgação

A Konami determinou que Silent Hill 2 ganhasse um remake – e não o primeiro jogo da série – segundo informações do estúdio de desenvolvimento Bloober Team. Em entrevista recente, executivos da empresa afirmaram que ressuscitar a franquia de terror psicológico pelo seu segundo jogo se alinharia melhor aos planos da publisher japonesa, além de serem mais “conectados ao DNA” do estúdio.

Falando ao Rock, Paper, Shotgun, o diretor de criação Mateusz Lenart explicou que o Bloober Team sempre deu preferência para projetos com histórias mais emocionais, com tons mais pessoais e individualistas – além de Silent Hill 2 Remake, o estúdio também é conhecido por Layers of Fear e The Medium, ambos jogos com narrativa mais densa do que um simples excesso de “sustos súbitos”.

LEIA TAMBÉM

Além disso, o chefe de produção, Maciej Glomb, complementou, dizendo que o remake do segundo jogo “se alinha melhor aos planos da Konami”. O desenvolvedor não elaborou “quais” são esses planos, mas deixou escapar que eles envolvem os já anunciados Silent Hill f e Silent Hill Townfall, além de mais jogos de horror. E olha que nem mencionamos o novo filme

Glomb também afirmou que Silent Hill 2 Remake tem elementos que se alinham com a expertise do estúdio Bloober Team, como uma progressão narrativa que traga vários finais possíveis, dependendo dos rumos e decisões que o jogador tomar: “mesmo em nossos jogos anteriores, nós tiramos tanta inspiração de Silent Hill 2, em vários aspectos – Layers of Fear, que é um jogo completamente diferente, mas que tinha todos aqueles ‘finais’, foi algo inspirado no Silent Hill 2 original.

Apesar de que, ano passado, o mesmo estúdio disse que não faria mais jogos de terror psicológico

A questão agora é esperar para ver quanto desse remake será preservado em relação ao título original – que saiu em setembro de 2001 – e o quanto dele será trazido para os formatos mais contemporâneos. Convenhamos, a Konami deve estar de olho nisso, a julgar por um outro certo remake que, conforme nossa experiência de jogo apontou, vem se mantendo bastante próximo da fonte primária.

Sobre o remake de Silent Hill 2, especificamente, nós também o jogamos e, embora a experiência tenha sido positiva, a nossa primeira impressão é a de que dava para fazer mais. Resta saber se isso vai mudar com o jogo completo em mãos.

De qualquer forma, não falta muito para descobrirmos: Silent Hill 2 Remake tem lançamento marcado para o dia 8 de outubro, no PC e PlayStation 5.