PS Plus perdeu mais de um milhão de assinantes no último trimestre

Número de usuários ativos despenca 10 milhões em relação ao ano anterior; executivo cita quarentena como fator

Por Victor Ferreira 04.08.2021 16H22

Em seu relatório financeiro trimestral, a Sony revelou que a PlayStation Plus chegou a 46,3 milhões de usuários no primeiro trimestre do ano fiscal, o que são boas e más notícias.

Boas porque, comparado ao mesmo ano, é um aumento de 1,3 milhão de pessoas; más porque é uma queda de 1,3 milhão em relação ao ano passado.

O número de usuários ativos, porém, teve uma queda significativa, indo de 114 milhões para 104 milhões em comparação no mesmo período de 2020 para 2021.

O CFO da Sony, Hiroki Totoki - que prometeu que a empresa atingirá a meta de PlayStation 5 no ano, mesmo com a crise de semicondutores -, procurou relativizar as quedas em números.

"É claro, 104 milhões não é um número forte, mas estamos vendo isso como uma tendência de declínio? Achamos que não." disse (via VGC). "Estamos tentando analisar elementos diferentes, mas não há uma tendência notável que possamos capturar. Talvez neste mês ou no próximo tenhamos que continuar a ver e fazer uma análise."

Totoki reforçou principalmente as circunstâncias da quarentena causada pela pandemia de COVID-19, que fez mais pessoas ficarem em casa e, com isso, levar a um aumento de usuários ativos.

"Ao risco de repetição, deveria dizer que no último ano a demanda de ficar em casa foi tão significativa em retrospecto, por isso comparado a este período no ano passado como tendência é claro [que declinou]. [Mas] comparado com o ano fiscal de 2019, há um aumento."

Sendo assim, a aparente estratégia da Sony quanto à queda nesses números é de esperar para ver. Os 10 milhões de PS5 vendidos em tempo recorde certamente ajudam a relativizar esse tipo de coisa (por enquanto)