DualSense, o controle do PlayStation 5, tem primeiras imagens reveladas
O joystick traz a tecnologia de feedback háptico, que promete maior imersão no ambiente dos games
Em postagem no blog oficial do PlayStation, a Sony revelou o nome e as primeiras imagens do controle do PlayStation 5. O joystick é chamado DualSense, trazendo uma mudança em relação à tradicional nomenclatura DualShock, e terá coloração branca:
ps5-controle
De acordo com Hideaki Nishino, vice-presidente sênior da Sony, a ideia do DualSense era manter todas as qualidades do DualShock 4, trazendo novidades pontuais: "Baseados em nossas discussões com desenvolvedores, concluímos que o aspecto de toque dentro do gameplay, assim como o áudio, não era um foco para muitos jogos", ele afirma.
"Por isso que adotamos o feedback háptico, que adiciona uma variedade de sensações poderosas que você sentirá quando jogar, tal qual a lenta arenosidade de dirigir um carro pela lama", completa Nishino. A imersão também será complementada pelos botões de gatilho, que terão tensão adaptada de acordo com o game jogado: "Como puxar a corda de um arco para atirar uma flecha". O feedback háptico do controle já havia sido registrado por patentes da fabricante em novembro de 2019.
- DualSense terá entrada para fone de ouvido, confirma PlayStation
- O que a Sony está fazendo com a divulgação do PlayStation 5?
- PlayStation 5 vs. Xbox Series X: qual dos consoles será o mais poderoso?
- 100 principais jogos de PS4 estarão disponíveis no lançamento do PlayStation 5
Além do novo nome, um dos grandes estranhamentos ao ver o controle está na coloração. Majoritariamente branco, o DualSense também possui uma parte preta. A barra de luz do DualShock 4 também foi reposicionada, ocupando a parte de trás do touchpad.
Outra novidade é a repaginação do botão Share. Ele foi substituído pelo botão Create, que, de acordo com a Sony, será pioneiro em novas maneiras de criar "conteúdos épicos de gameplay para compartilhar com o mundo, ou apenas se divertir consigo mesmo". O botão terá mais detalhes revelados próximos ao lançamento do console. O controle também terá microfone embutido e entrada USB-C.
O DualSense é o primeiro componente do PS5 a ser revelado oficialmente em imagens. Ainda sem seu design final divulgado, o console está prometido para o fim de 2020.
Abaixo estão os principais elementos do hardware do PS5:
- Processador: AMD Zen 2 8 núcleos em 3.5 Ghz (frequência variável)
- Placa gráfica: 10.28 TFLOPs, 36 CUs (unidades de computação) em 2.23 GHz (frequência variável)
- Arquitetura da GPU: Custom RDNA 2
- RAM: 16 GB DDR6
- Largura de banda: 448 GB/s
- Armazenamento: 825GB SSD customizado
- IO: 5.5 GB/s (Não Comprimido), Typical 8-9 GB/s (Comprimido)
- Armazenamento expansível: entrada para NVMe SSD e HDD via USB
- Leitor de discos: 4K UHD Blu-ray Drive
Em termos de especificações, o PlayStation 5 apresenta uma CPU de 2 núcleos 8x Zen de 3.5GHz, e placa gráfica AMD RDNA 2 com 36 unidades de computação rodando em frequências de até 2.23GHz (o que significa que serão 10.28 teraflops de desempenho gráfico efetivo).
- PlayStation 5: Conheça as especificações e tecnologias
- PC equivalente ao Xbox Series X e PlayStation 5 custaria quase R$ 10 mil
Em outras palavras, as unidades de computação do RDNA 2 ultrapassam (e muito) o desempenho do PlayStation 4 e do PlayStation 4 Pro, já que cada um funciona com o dobro de frequência de uma unidade antiga. Além disso, o PS5 usará um Boost no clock (mais informações a seguir).
A memória do próximo console é 16GB GDDR6/256-bit e a banda larga chega a 448GB/s. O armazenamento interno é de 825GB e pode ser expansível via slot SSD. Ainda sobre o armazenamento, o console terá suporte a HD externo com entrada USB.
Por fim, mas não menos importante, o drive óptico é de Blu-Ray, com suporte a 4K Ultra HD.