Patente da Sony sugere novo controle de PS5 com ‘pegadores móveis’

Registro de patente feito pela fabricante japonesa afirma que formato deve facilitar uso de funções como a vibração

Por Rafael Arbulu 13.08.2024 15H41

A Organização Mundial da Propriedade Intelectual (WIPO) tem um novo pedido de registro de patente por parte da Sony: a documentação, publicada nesta semana, menciona uma nova versão do DualSense – o controle do PlayStation 5 – que conta com pegadores ajustáveis.

Segundo a descrição, o novo formato permitirá a jogadores segurarem o dispositivo em ângulos diferenciados, além de melhor aproveitarem funções já conhecidas, como a vibração e o retorno háptico.

LEIA TAMBÉM

WIPO/Sony/Reprodução

“O pegador inclui um corpo primário, uma porção móvel que constitui uma parte da superfície lateral do design, e um motor de vibração acoplado à porção móvel”, diz trecho da descrição da patente. “Uma posição relativa entre a parte móvel e o corpo principal pode ser modificada.”

O argumento da fabricante japonesa é o de que a mão humana tem percepções diferentes da função de retorno háptico do controle do PlayStation 5 de acordo com o ângulo ou posição pelos quais ela segura o aparelho.

Em termos práticos: a forma como você “pega” o DualSense faz você sentir mais ou menos vibração durante as partidas de seus jogos favoritos.

É importante ressaltar que, por mais que a Sony tenha pedido pelo registro de tal patente, isso não necessariamente significa que um novo produto está por vir pelas mãos da empresa: o termo “guerra de patentes” é um bastante comum, aplicado no contexto de empresas que criam registros apenas para resguardar ideias – e coletar royalties caso alguma concorrente produza material similar.

Nem mesmo a Sony é estranha à prática, aliás: no passado, a japonesa registrou pedidos de patentes relacionados ao acionamento do retorno háptico por meio da voz, por exemplo, mas nunca lançou nada remotamente próximo disso na realidade.

Ainda assim, é fato que o PlayStation 5, hoje, conta com uma gama de acessórios menos volumosa que o PlayStation 4. Olhando por esta ótica, pode ser também que a Sony pretenda ampliar sua gama de ofertas.