Mesmo com Final Fantasy 7 Rebirth, Square Enix teve queda em vendas

Ainda assim, empresa registrou lucro recente

Por Felipe Vinha 06.08.2024 09H43

A Square Enix divulgou seu mais recente relatório fiscal e as vendas de jogos registraram mais uma queda, após o ano fiscal anterior. As vendas líquidas gerais da empresa caíram 18,4% ano a ano no trimestre mais recente, mesmo com o lançamento de Final Fantasy 7 Rebirth, que chegou em fevereiro ao PS5.

Vale lembrar que Final Fantasy 7 Rebirth foi um título exclusivo do PS5 e isso pode ter limitado as vendas gerais da companhia, por estar em apenas uma plataforma. Além disso, recentemente, a Square Enix também declarou que iria explorar lançamentos multiplataformas.

Ainda assim, a empresa divulgou também que teve lucro com jogos este ano, graças a menores custos de produção e desenvolvimento dos seus estúdios. O game Final Fantasy 14 ajudou muito neste sentido, com o lançamento da nova expansão Dawntrail e também outros ganhos que o MMORPG registra - o que deve impactar ainda mais o próximo relatório fiscal, de forma positiva.

Há alguns meses, jornalista Takashi Mochizuki, do Bloomberg, disse também ter acompanhado o relatório fiscal da empresa. De acordo com o jornalista, as vendas iniciais de Final Fantasy 16 ganharam algum destaque e a Square Enix chegou a divulgar o resultado de 3 milhões de unidades comercializadas, mas logo perdeu força.

Já sobre Final Fantasy 7 Rebirth e Foamstars, ainda segundo Mochizuki, a expectativa de vendas não foi atingida desde o dia de lançamento, ainda que não sejam vendas necessariamente ruins.