Jogos na PlayStation Store podem ganhar reviews de jogadores

Sony vem testando função que permite que você analise um jogo, expandindo o sistema de avaliações da loja

Por Rafael Arbulu 09.08.2024 18H20

Parte do nosso trabalho no The Enemy é, claro, veicular reviews dos jogos que recebemos das publishers e estúdios de desenvolvimento. E agora, ao que tudo indica, isso também deve ser estendido a você – desde que você tenha uma conta na PlayStation Store.

Isso vem de um rumor que indica que a Sony, fabricante do console japonês, estaria testando uma função que permite aos próprios jogadores escreverem suas análises sobre um jogo disponível em sua loja online. A ideia é que essa novidade seja uma expansão do atual sistema de curtidas e avaliações e, em tese, ajudem você a tomar uma decisão melhor informada sobre comprar – ou não comprar – um determinado game.

LEIA TAMBÉM

Vale citar que, neste primeiro momento, tudo não passa de um rumor e a Sony não teceu nenhum comentário por conta própria. Isso dito, usuários do Reddit compartilharam e-mails que teriam recebido da fabricante japonesa, comunicando a todos do novo recurso e, em alguns casos, chamando-os para testar a função.

Hoje, a Sony até conta com um sistema que avalia a qualidade de um jogo com base na preferência dos usuários. Entretanto, a oferta atual é apenas superficial – você assinala que curtiu um jogo que gostou e isso dá uma métrica quantitativa para outros jogadores que acessarem esse mesmo título. O problema: não há nuance de informações ou qualquer detalhamento do que faz um jogo ser bom ou ruim.

Dentro do suposto novo formato (com base nas capturas de tela exibidas no post do fórum), os jogadores convidados tiveram acesso a uma caixa de texto onde poderiam digitar suas impressões relacionadas aos jogos que adquiriram. Entretanto, isso só parece valer para compras digitais – alguns dos internautas afirmaram que a mesma opção de texto não apareceu para títulos dos quais eles teriam em mídia física.

A premissa parece ser mais uma medida adotada pela Sony de “emplacar” a PlayStation Store e, por consequência, a plataforma de assinatura PlayStation Plus: já se passaram alguns anos desde que a empresa reformulou a oferta, implementando planos separados com diversos benefícios de acordo com o quanto você paga. Entretanto, ao contrário do seu concorrente (o Game Pass, do Xbox), isso ainda não “pegou” o público.

Mais além, a novidade parece servir apenas para lançamentos mais recentes – jogadores que receberam o suposto convite relataram que eles eram separados por jogos específicos, como Helldivers 2 ou Final Fantasy VII Rebirth. E, como de praxe, a Sony não ofereceu detalhes nos e-mails, o que levantou algumas preocupações sobre medidas que impediriam a prática de review bombing (quando grupos de jogadores se reúnem para derrubar a preferência de um jogo simplesmente por não gostarem de certas decisões dos seus criadores).

Naturalmente, a novidade – se é que é real – só vale para o público estadunidense. Ainda não apareceu nenhum relato de ofertas similares feitas para usuários brasileiros. E a Sony, mantendo-se fiel à sua política interna, não comentou os rumores até o fechamento deste texto.