Xbox   Pc   Playstation

Jogamos: Tony Hawk's Pro Skater 1+2 acerta nos controles

Remake dos clássicos do esporte radical traz gráficos bonitos, trilha sonora matadora e jogabilidade afinada

Por Claudio Prandoni 12.08.2020 13H00

A demonstração jogável de Tony Hawk's Pro Skater 1+2 é muito curtinha, mas entrega aquilo que a gente precisa: uma jogabilidade afinada, em sintonia com os clássicos do final dos anos 90.

Pode parecer óbvio e até simples de fazer, mas não é. Oito anos atrás, com Tony Hawk's Pro Skater HD o erro foi feio e o tombo grande, tanto que hoje em dia o game nem está mais disponível para comprar.

Desta vez não, a produtora Vicarious Visions parece estar fazendo um trabalho muito competente. Ao longo dos dois minutos de partida no comando do próprio Tony Hawk na clássica fase Warehouse, aquele galpão onde começa o primeiro THPS, dá pra sentir que os controles respondem de forma rápida e precisa, com um timing agradável e muito parecido com os clássicos do Play 1 e outros videogames da época. Ah, vale dizer, você pode repetir essa sessão de dois minutos quantas vezes quiser na demo.

Mesmo com um circuito tão rápido dá pra matar saudades das manobras e ver algumas novidades. Movimentos especiais marcam presença, incluindo o famoso The 900, truque especial do Tony Hawk, mas é possível configurar também algumas manobras de outros skatistas para fazer na partida.

A trilha sonora da demo é bem limitada e traz apenas quatro canções, mas inclui a empolgante Superman, da banda Goldfinger, disparado a música que mais me lembra o primeiro Tony Hawk's Pro Skater - infelizmente, a música Confisco, do Charlie Brown Jr., ficou fora da demo, mas está garantida no jogo final.

Nos gráficos não há o que reclamar, a atualização visual é impressionante e coloca o remake/remaster em pé de igualdade com jogos contemporâneos com cenários detalhados e efeitos bonitos de luz, mas sem perder o desenho clássico das fases.

Acredite, a nostalgia bateu forte quando quebrei os vidros e desci aquelas rampas imensas no começo da Warehouse - só faltou mesmo os itens espalhados pelo cenário para completar a experiência.

A demonstração ainda dá um gostinho também de um sistema de evolução de níveis e alguns itens cosméticos para desbloquear ao cumprir desafios, mas tudo isso fica para explorar mais a fundo no jogo final.

Tony Hawk's Pro Skater 1+2 chega no dia 4 de setembro para PlayStation 4, Xbox One e PC e a empolgação não poderia estar mais alta. Essa demonstração deixa um gostinho bom de que os produtores encontraram bom equilíbrio entre nostalgia e renovação e ainda com o tempero brasileiro do Charlie Brown Jr..