Jogamos: MediEvil é exatamente como o original e isso não é exatamente muito bom
Apesar dos gráficos atualizados, os controles e a câmera continuam desengonçados
MediEvil (2019) foi anunciado em uma transmissão do State of Play da Sony. O game está sendo desenvolvido pelo estúdio Other Ocean Emeryville e é um remake do primeiro jogo da série, lançado em 1998 para PlayStation.
O Brasil pode testar o novo MediEvil com exclusividade através da Game XP 2019, já que o título foi trazido pela Sony para o evento, que acontece entre os dias 25 e 28 de julho no Parque Olímpico do Rio de Janeiro.
Dada a oportunidade, pude testar o game, que está muito bem distribuído no estande da Sony e conta com diversas estações de jogo. A build é bastante proveitosa em termos de tempo de duração, já que a demonstração é grande.
Consegui passar pelo menos umas 3 fases do jogo antes de o staff pedir para eu passar o controle para a próxima pessoa da fila e, durante todo o tempo em que testei MediEvil, posso afirmar que o aspecto que mais chamou a atenção para o espectro negativo foi a câmera.
Jogabilidade melhorada, mas desengonçada
Na realidade, o gameplay como um todo é desengonçado e a câmera é uma consequência disso. É um tanto difícil focá-la e, pelo menos no meu teste, não encontrei nenhum botão para fazê-la voltar à sua posição padrão.
O que consegui fazer para não me atrapalhar tanto com a câmera foi apertar um dos gatilhos superiores para aproximar a câmera dos ombros do personagem principal. Com ela nesse ângulo, foi mais fácil de ajeitá-la - embora isso tome mais tempo do que o necessário.
Apesar da câmera, a jogabilidade está boa. Os comandos foram aprimorados, as respostas estão mais rápidas; mas senti que o gameplay não foi modernizado. Explicando melhor: ao controlar Dan, o boneco principal, fiquei com uma impressão estranha, como se os controles fossem datados.
Foi como se eu estivesse jogando o mesmo game de 1998 só que com respostas mais rápidas aos comandos do joystick. Por um lado isso é muito bom: quem é fã e jogou o título original vai sentir muita familiaridade e nostalgia.
Analisando pelo outro lado da moeda, parece um trabalho preguiçoso de readaptação, sem grandes novidades em termos de gameplay. Ainda assim, por ser uma espécie de hack ‘n slash simplificado - sem combos, estilos ou algo do gênero - certamente vai divertir quem quiser jogar sem compromisso.
Mas que belo crânio você tem
Uma das grandes novidades de MediEvil é certamente sua atualização visual. Afinal, o game original foi lançado em 1998 e, bem, a tecnologia gráfica ganhou ferramentas poderosas ao longo dos anos.
É natural, portanto, que o jogo tenha recebido uma grande melhoria gráfica. Não é apenas um remaster, onde a equipe de desenvolvimento apenas otimizou o visual dos bonecos, dos cenários, dos inimigos, dos itens, etc. Na realidade, tudo foi refeito do zero.
É impossível não notar como o jogo está bonito, muito embora eu tenha testado o título em um PlayStation 4 comum. Certamente ele está ainda mais polido e atraente, visualmente falando, em um PlayStation 4 Pro.
A previsão de lançamento de MediEvil é para 25 de outubro de 2019. O game é exclusivo da Sony. O game é exclusivo da Sony. O game está completamente em português brasileiro (legendas e dublagem).