Jogamos: Man of Medan traz horror de Until Dawn em formato episódico
Jogo é primeiro episódio de antologia da Supermassive Games
Anunciado durante a Gamescom 2018, Man of Medan é o primeiro capítulo de The Dark Pictures, uma antologia de games de horror do estúdio Supermassive Games, responsável pelo aclamado Until Dawn, em parceria com a Bandai Namco.
Recentemente, a publisher deu oportunidade ao The Enemy de testar uma breve demonstração do novo game, que - ao menos em impressão inicial - parece uma extensão do que o estúdio criou com seu projeto inicial.
No trecho jogado, controlei Fliss, a capitã de um pequeno barco de jovens mergulhadores que encontram um navio perdido da Segunda Guerra Mundial (inspirado na lenda do navio fantasma Ourang Medan).
O gameplay parece seguir os mesmos moldes de Until Dawn, utilizando ângulos de câmera estáticos e movimentação de “tanque” - tal qual jogos de survival horror clássicos como os primeiros Resident Evil e Silent Hill - e permitindo que o jogador interaja com certos elementos do cenário, desvendando pistas e detalhes que ajudam a dar um contexto maior sobre o mundo, eventos e personagens da narrativa.
Não só isso, algumas das pistas também revelam “premonições”, mostrando um pequeno trecho de uma sequência de ação que acontecerá no futuro.
A estética também traz grandes similaridades, embora (pelo menos a este ponto) a qualidade das animações faciais dos personagens pareça inferior a de seu predecessor.
O jogo também traz um componente de análise psicológica, embora (pelo menos à primeira vista) não seja tão elaborado quanto as sessões com o personagem de Peter Stormare em Until Dawn. No caso do novo game, há uma ênfase em opções de diálogos “racionais” e “emocionais”, em referência aos dois hemisférios do cérebro.
O fim da demo trouxe uma sequência de QTE não muito diferente das de Until Dawn, precisando apertar os botões certos no momento certo para escapar do que parecem ser espíritos de navegadores perdidos, além de uma decisão moral que pode (ou não) levar Fliss a um destino terrível.
No geral, pela demo, Man of Medan parece seguir a fórmula que a Supermassive implementou com seu game anterior - tanto que, no jogo completo, será possível controlar outros personagens, que terão destinos diferentes dependendo de suas escolhas.
Se, como eu, você gostou do que Until Dawn tinha a oferecer, é provável que o novo projeto valha ao menos uma conferida.
The Dark Pictures: Man of Medan sai em 2019 para PC, PS4 e Xbox One.