Funcionários da Rockstar defendem a política de trabalho da desenvolvedora

A empresa permitiu que seus empregados se manifestassem honestamente em redes sociais

Por Breno Deolindo 18.10.2018 12H47

Depois de inúmeras polêmicas cerceando as políticas de trabalho da Rockstar para finalizar Red Dead Redemption 2, a desenvolvedora permitiu que seus empregados divulgassem suas experiências com a empresa. Ao contrário dos tweets que vinham sendo publicados, os funcionários defenderam o estúdio, afirmando que nunca chegaram a trabalhar 100 horas por semana.

Tom Fautley, da Rockstar North, chegou a dizer que viu alguns amigos chegarem próximo das marcas de 100 horas; ele próprio disse que seu "recorde" foi de 79 horas, mas isso não aconteceu recentemente: "Uma semana típica de 'crunch' para mim seria de aproximadamente 45 a 50 horas".

Zoe Sams é programadora do estúdio há 3 anos, e reforça as afirmações do colega: "Eu nunca trabalhei 100 horas por semana na minha vida. Em qualquer hora extra que preciso fazer, as pessoas me agradecem, e essas situações sempre parecem como se fossem um imprevisto".

O artista de ambiente Wesley Mackinder também se posicionou, dizendo que é extremamente grato por trabalhar na Rockstar: "Durante o desenvolvimento de RDR, eu trabalhei algumas vezes por 50 horas na semana. Isso acontecia de vez em quando por alguns meses, e era algo bem raro. Algumas semanas eu trabalhei por 40 horas e não houve nenhum problema com isso"

Viviane Langdon é programadora da Rockstar San Diego, e deu ainda mais detalhes sobre a política de horas extras; ela afirmou que nunca trabalhou mais de 50 horas na semana, mas que recebe a mais por esse tempo.

Ela explica que o pagamento de hora extra é seu salário comum multiplicado por 1,5. Quando ela passa das oito horas extras em uma semana ou de 12 horas em um dia, o salário é dobrado.

As informações vão de encontro com aquilo que havia sendo dito por ex-funcionários, que chegaram a dizer que se sentiam como se estivessem com uma arma na cabeça. Dan Houser, co-fundador da Rockstar, afirmou o contrário, contando que poucos funcionários se submeteram às infames 100 horas semanais.