Foamstars ganha data de lançamento – e vai estar na PS Plus Extra

Square Enix revela que usou IA na criação de artes para o jogo

Por Victor Ferreira 16.01.2024 14H20

A Square Enix anunciou que Foamstars, o shooter ensaboado de 4v4 anunciado durante o Summer Game Fest 2023, ganhou uma data de lançamento oficial.

O jogo estará disponível no dia 6 de fevereiro, e assim como foi o caso de Stray e Tchia, vai poder ser baixado sem custo adicional por assinantes da PlayStation Plus Extra e Deluxe.

No lançamento, o jogo vai contar com três modos multiplayer: Smash the Star, Happy Bath Survival e Rubber Duck Party.

Além disso, os modos Foamstar e Squad Missions vão trazer, respectivamente, disputas solo e em grupos de batalhas PvE.

O jogo também vai contar com um sistema de temporadas, com novos personagens, mapas e skins sendo apresentados a cada nova grande atualização, além de um Passe Premium à venda.

Foamstars vai ter versão para PS4 e PS5.

Uso de IA

Square Enix/Divulgação

Em entrevista ao site VGC, o produtor Kosuke Okatani confirmou que a Square Enix e o estúdio Toylogic utilizaram o serviço de inteligência artificial Midjourney para a criação de alguns assets e efeitos de arte no desenvolvimento do jogo.

"Todos os elementos fundamentais em Foamstars – o gameplay central, e as coisas que fazem o jogo divertido – isso foi feito a mão", disse. "Porém, nós queremos experimentar a inteligência artificial também."

"Em termos de conteúdo de jogo, isso é por volta de 0,01% ou até menos, mas demos uma estudada nisso ao criar esse ícones no jogo."

Posteriormente, a publisher esclareceu que as artes feitas pelo Midjourney são dos álbuns da trilha sonora do jogo.

No início de janeiro, o CEO da Square Enix, Takashi Kiryu, declarou em sua carta anual para 2024 que a empresa deve apostar bastante na tecnologia de IA generativa nos próximos anos.

"O objetivo a curto prazo será aprimorar nossa produtividade de desenvolvimento e alcançar maior sofisticação em nossos esforços de marketing. A longo prazo, esperamos alavancar essas tecnologias para criar novas formas de conteúdo para os consumidores, pois acreditamos que a inovação tecnológica representa oportunidades de negócios", escreveu.

O uso de IA em jogos de videogame tem gerado discussões e controvérsias envolvendo empresas e figuras criativas, incluindo atores de voz e artistas.

Há também questões éticas envolvendo o uso dessas tecnologias, já que elas dependem de bancos de dados de material licenciado e com direitos autorais registrados para a adaptação e reformulação de novas artes.

LEIA MAIS


Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na TwitchTwitterFacebook e TikTok ou converse com o pessoal da redação no Discord.