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EA está induzindo jogadores ao consumo de loot boxes em FIFA, indicam documentos

Informações internas vazadas em reportagem apontam direcionamento ao FUT como estratégia de mercado

Por Daniel Trefilio 26.04.2021 14H05

Segundo documentos vazados da Electronic Arts em uma matéria especial da CBC News, uma das estratégias de mercado de FIFA 21 é induzir jogadores a buscar cada vez mais as lootboxes do jogo no modo FIFA Ultimate Team.

A empresa vem negando veementemente que FIFA 21, ou ao menos o modo FIFA Ultimate Team (FUT), pode ser considerado um jogo de azar, mas documentos internos da empresa que foram vazados por uma fonte anônima apontam o contrário.

O FUT é o principal modo competitivo, e único que participa do cenário oficial de esports, mas depende diretamente das cartas tiradas pelos jogadores nas lootboxes de FIFA. E, segundo os documentos vazados por uma fonte anônima, a Electronic Arts trabalha ativamente para que as estratégias de marketing do jogo direcionem o público para o Ultimate Team, inclusive com práticas de oferecer amostras grátis e sistema com reforços positivos de sensação de recompensas que muitas vezes predam pessoas suscetíveis a vícios.

Divulgação / Electronic Arts

Segundo a fonte que teve sua identidade preservada pela reportagem, os desenvolvedores não estão em condições de prevenir essas práticas, uma vez que as decisões para incluir e investir nessas estratégias são todas executivas, com o intuito de gerar receita e satisfazer investidores.

Um dos trechos do documento citado apontava inclusive que mensagens dentro do jogo afunilariam os jogadores em direção do modo Ultimate Team e suas mecânicas de monetização interna.

Um representante da EA se recusou a dar entrevista, mas afirmou que o documento, marcado como privilegiado e confidencial, estaria sendo analisado fora de contexto, levando a uma possível interpretação equivocada. Além disso, afirmou que “todos os jogos da EA podem ser jogados sem gastar dinheiro em itens dentro dos jogos, e a maioria dos jogadores não gastam.”

No caso do FIFA Ultimate Team, entretanto, o cenário de esports exige, ainda que indiretamente, que os jogadores profissionais que quiserem ter um elenco competitivo fatalmente invistam nas lootboxes, e combinado esse direcionamento intencional às outras estratégias de estímulos às sensações de recompensa, tornam, ao menos o cenário competitivo de FIFA 21, essencialmente um jogo de azar por consequência da forma como foi projetado.

Não é a primeira vez que jogos da Electronic Arts aparecem em polêmicas envolvendo a questão da alusão a jogos de azar, e diversos países, inclusive o Brasil, estão estudando formas de proibir ou, pelo menos melhor regulamentar, jogos eletrônicos que dispõe desses e de outros tipos de mecânicas que podem levar ao vício. Star Wars Battlefront 2 passou por polêmica semelhante pouco tempo após seu lançamento e teve de reestruturar quase que completamente as ferramentas de monetização interna para que elas fossem consideravelmente menos relevantes para a progressão.

FIFA 21, que possui um forte cenário competitivo no país, pode ser afetado diretamente por medidas que restrinjam ou proíbam lootboxes em jogos distribuídos no território nacional, e ao que parece a Electronic Arts não parece estar muito interessada em reformular suas práticas de monetização com microtransações.

No Brasil, assim como em diversos países, estuda-se a legislação e até proibição de venda desses produtos, com o Ministério Público aceitando um pedido de processo para banir o sistema de loot boxes.

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