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"Drasticamente diferente", crava produtor sobre EA FC 25

Game aposta na chegada do FC IQ para revitalizar a gameplay

Por Breno Deolindo 17.07.2024 13H00

Todo fã de EA Sports FC sempre fica ávido pelas novidades de gameplay, desde a época de FIFA, anualmente um hype era criado ao redor das novidades que a Electronic Arts traria para a nova edição. Não será diferente com o FC 25, que recebeu seu primeiro trailer nesta quarta-feira. O The Enemy já testou o game, tanto no modo tradicional quanto no Rush, que estreia neste ano, e conversou com Sam Rivera, produtor veterano da franquia, sobre o que há de novo.

Em um primeiro momento, as atualizações parecem ser mais focadas em ajustar algumas arestas e polir o que já estava no FC 24: animações melhores e mais ágeis ao fazer viradas de 180º com a bola; passes mais imprecisos quando se está de costas para o alvo; novos skill moves e mais estabilidade na condução de bola foram os pontos mencionados em apresentação feita para jornalistas e criadores de conteúdo em Vancouver, no escritório da EA.

Um dos que mais chama a atenção é a possibilidade de faltas intencionais, para interromper jogadas perigosas. Claro, elas serão punidas com cartão, mas é interessante ter esse toque da vida real no game. Há ainda algumas adições mais “decorativas”, como comemorações junto do mascote da equipe, uma câmera POV para alguns replays, reações mais genuínas dos técnicos, incluindo reclamações com o quarto árbitro, e uma torcida mais autêntica estão no pacote.

Falando da parte técnica, o FC 25 terá duas opções gráficas. Uma focada em resolução maior, chegando até 4K, e outro focado em gráficos, trazendo recursos de ray tracing; ambos atingem 60 quadros por segundo.

Tudo isso parece bem complementar, mas Rivera garante que a chave para a evolução está no FC IQ, a reimaginação das táticas do game:

Você vai ver que, com o FC IQ, quando o jogo sair, vai haver muito pra se falar. Vai ser drasticamente diferente”, cravou, em conversa com o The Enemy.

Divulgação/EA

“Quando você adiciona isso às melhorias que estamos fazendo em condução de bola, faltas intencionais, modificações nos passes difíceis para serem menos preciso, é uma mudança grande. Claro, é a minha perspectiva, porque eu sei o que está dentro do jogo, mas ele vai ser bem diferente de se jogar”, complementou.

Aprofundando-se no IQ, ele diz que sempre há alguma preocupação ao mudar a essência de qualquer aspecto em uma franquia tão longeva, mas garante que os prós superam os contras com tranquilidade:

Os pontos positivos são muito maiores que as preocupações, por conta das possibilidades que ele dá a você, e o fato de que você pode fazer coisas que não conseguia nos anos anteriores [...] Nós esperamos uma recepção positiva, porque é uma ferramenta nova que te dá muito mais controle”, garantiu.

Inclusive, o IQ foi idealizado pelo brasileiro Thomas Caleffi, que também conversou com o The Enemy. Leia aqui.

Busca pela autenticidade

Autenticidade foi uma palavra chave ao longo de todo o evento da EA. Rivera a mencionou ao explicar como surgiram as modificações fora do campo, como as comemorações com mascotes e as novas reações para os técnicos:

Sempre estamos procurando autenticidade por meio de algo que já vimos no futebol. Claro, nosso jogo pode modificar isso, deixar mais divertido. A ideia veio ao pensar em momentos que nossos jogadores possam se divertir, e que ficassem legais no estádio, que fizessem o estádio parecer vivo”, explicou o produtor.

Mas não para por aí: as introduções completas para partidas estão de volta. Os jogadores terão de segurar um botão para assistir a todo o ritual de entrar no campo e ver os atletas perfilados. Para quem gosta de entrar na vibe antes de uma grande partida do modo carreira, a mudança certamente é bem vinda.

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Passando da autenticidade para o realismo, o FC 25 terá um modo Simulação, totalmente focado no realismo. Inicialmente disponível apenas para jogos offline, ele terá um ritmo mais lento, emulando uma partida da vida real com jogadores de IA que usam táticas mais avançadas e específicas. O clima também entra em campo, com efeitos diferenciados para chuva, vento e neve — escorregões e alterações na trajetória da bola são alguns dos exemplos mencionados.

Claro, por mais que a EA tenha colocado tudo em tópicos, as verdadeiras nuances da gameplay só serão percebidas quando o game chegar para a comunidade em 27 de setembro. Enquanto o dia não chega, confira nosso texto de primeiras impressões.