Playstation   Pc   Xbox

Cyberpunk 2077: Se você não conheceu Brendan, sentimos muito

Como a CD Projekt entristeceu jogadores usando uma simples máquina de vendas

Por Diego Lima 15.03.2023 18H30

Você já deve ter visto, no mundo real, máquinas que vendiam refrigerantes, doces ou até mesmo livros. O mundo de Cyberpunk 2077 inclui muitas delas espalhadas pelo mapa, mas a CD Projekt Red fez questão de tornar uma particularmente especial.

Durante a exploração de Night City, V pode visitar diferentes pontos marcados no mapa com um sinal de interrogação. Esses pontos podem tanto levar a curtas missões de tiroteio quanto a histórias secundárias memoráveis.

No caso, em Japantown, Westbrook, V pode encontrar uma máquina de vendas que conversa com os clientes em vez de, simplesmente, oferecer bebidas em troca de dinheiro. Trata-se de uma das descobertas mais inusitadas feitas no jogo.

Essa máquina, conhecida como Brendan, fica atrás de uma caçamba que, nas palavras da própria máquina, a impede de ver a paisagem e as pessoas. Uma vez que a caçamba é movida por V, Brendan passa a conversar com os jogadores, o que leva a três missões secundárias.

Acompanhado de expressões faciais pixeladas, Brendan é uma criatura extremamente simpática — a ponto de Theo Price, uma NPC de Night City, se considerar uma grande amiga da máquina de bebidas.

Não demora até que os próprios jogadores se vejam apegados a Brendan. Afinal, não é todo dia que conhecemos máquinas de bebidas que contam piadas, ouvem desabafos e oferecem até conselhos.

Justamente por esse motivo, cumprir todas as missões que envolvem Brendan pode ser muito triste. Depois de ver como aquela máquina leva em consideração os sentimentos das pessoas, é difícil não querer que ela apenas fique onde está e ajude quem quer que passe por ali.

No entanto, como você já deve imaginar, o fato de que Brendan conversa com clientes e oferece bebidas de graça, por considerá-los amigos, não agradou muito as pessoas que o inventaram. No final das contas, ele acabou sendo removido de onde o encontramos para ser atualizado.

LEIA MAIS

Estar diante de Brendan quando ele conta a última piada, antes da atualização inevitável, que o tornaria uma inteligência artificial genérica, é um momento surpreendentemente marcante em Cyberpunk 2077.

Com algum dificuldade na "fala", Brendan olha para V nos últimos momentos de "vida" e diz: "Onde estava Johnny Silverhand quando a torre da Arasaka explodiu? Em todos os lugares, literalmente."


Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok ou converse com o pessoal da redação no Discord.

Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!