Nintendo   Xbox   Pc   Playstation

Review: Naruto x Boruto: Ultimate Ninja Storm Connections acerta nos detalhes

Novo jogo de luta da franquia reúne o que há de melhor na série Ninja Storm

Por Diego Lima 21.11.2023 07H30

O título imenso de Naruto x Boruto: Ultimate Ninja Storm Connections parece adequado para a quantidade absurda de conteúdo que seria necessária para cobrir toda a história da franquia adequadamente.

LEIA MAIS

Embora conte, sim, com referências a todas as eras de Naruto, o título mais recente da duradoura parceria entre CyberConnect2 e Bandai Namco não foca na adaptação direta das histórias do mangá e do anime, não.

Devo jogar pela história?

O que existe em Naruto x Boruto: Ultimate Ninja Storm Connections, em termos de enredo, é um resumo dos acontecimentos de Naruto e Naruto Shippuden com apenas algumas lutas e quadros estáticos. Nada muito incrível, a não ser pelos quadros importados diretamente do anime.

Além disso, há uma história completamente nova protagonizada pela turma do Boruto. Provavelmente, as expectativas de nenhum fã são muito altas quando falamos de história originais criadas para jogos de animes, e Naruto x Boruto: Ultimate Ninja Storm Connections não foge à regra.

A história original é, no máximo, mediana. Ainda que existam referências a personagens icônicos logo no início, como quando Pain é citado como a inspiração de um personagem específico, o desenvolvimento da trama nunca vai além da mediocridade já conhecida de outras ideias semelhantes implementadas em títulos idem.

Mecânicas de combate mudaram?

De forma geral, quem jogou bastante Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 4 conseguirá se adaptar ao estilo de jogo de Naruto x Boruto: Ultimate Ninja Storm Connections imediatamente.

O grosso da jogabilidade se manteve inalterado, o que, muitas vezes, pode até parecer meio frustrante. Afinal, se dois jogos são tão parecidos, como não pensar que um simples DLC ou uma expansão não resolveria?

Ainda assim, há de se reconhecer que as mudanças em alguns detalhes da jogabilidade tornam a experiência muito mais suave e prazerosa. Quem jogou centenas de horas de Ultimate Ninja Storm 4 perceberá as diferenças imediatamente.

Em primeiro lugar, as ferramentas ninja acionadas por meio das setas do direcional não são mais itens com um número fixo de utilizações. Com o tempo, todas as ferramentas, e até a investida para quebrar a postura do inimigo se recuperam, o que torna todas essas opções muito mais úteis em combate.

Também foram melhorados os projéteis carregados com chakra. Basicamente, todos os personagens ainda podem arremessar kunais e outros itens quando jogadores apertam quadrado ou X, mas, quando adicionamos chakra ao projétil, alguns personagens podem disparar até mesmo bolas de fogo.

Antes, quando adicionávamos chakra a um projétil, era muito comum que o projétil apenas se torna-se ligeiramente mais forte e não mudasse de forma. Agora, personagens projéteis carregados com chakra (botão de chakra + comando do projétil) podem se tornar ninjutsus extremamente úteis.

Da mesma forma que os jogos anteriores, as técnicas secretas continuam simplesmente deslumbrantes. A sensação de euforia ao acertar uma técnica secreta em um oponente é a melhor coisa que esse jogo consegue nos proporcionar. Só é uma pena que tantos desses golpes poderosos sejam iguals aos de Ultimate Ninja Storm 4.

Aliás, é uma pena que tantas versões de um mesmo personagem, todas com pouquíssimas nuances que as diferenciem, sejam tratadas como lutadores diferentes apenas para que o elenco pareça maior. 

Vale a pena?

Se você é fã de Naruto, gosta do modelo apresentado em Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 4 e não comprou os personagens de DLC, até faz sentido comprar Naruto x Boruto: Ultimate Ninja Storm Connections.

A sensação de repetição, entretanto, pode parecer incômoda. Mesmo que alguns detalhes do jogo tenham sido mudados para melhor, essas alterações são questões de jogabilidade que só quem jogou muito o título anterior da série realmente sentirá.  Com isso em mente, fica a critério de cada um fazer o investimento ou não.


Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok ou converse com o pessoal da redação no Discord.

Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!

Nota do crítico