Review: JoJo: All Star Battle R é a melhor pedida para fãs da série
A nova versão do jogo de luta de Jojo é perfeita para quem adora a animação e seus personagens
Jojo's Bizarre Adventure: All Star Battle R é a versão remasterizada de um game de luta originalmente lançado para PS3, em 2013, e continua uma das melhores adaptações possíveis da obra de Hirohiko Araki. Veja o que achamos do recente lançamento da Bandai Namco.
Linhagem em Jojo
Um dos pontos mais relevantes para se avaliar em Jojo's Bizarre Adventure: All Star Battle R é que o game é uma homenagem de altíssima qualidade à obra original, seja levando em conta mangá ou o anime — porém, não serve como forma de introduzir ninguém à franquia.
Diferente de muitos outros jogos baseados em animes, All Star Battle R não tem uma campanha propriamente dita, mas as partes que separam a história de Jojo foram adaptadas em todos os modos.
O mais próximo que o jogador pode chegar de experienciar o enredo de Jojo com o game é no modo All-Star Battle, mas, ainda assim, tudo parece voltado para os já fãs da série. Notavos podem se sentir deslocados.
Porém, olhando por outra perspectiva, fãs de Jojo têm um prato cheio, com duelos clássicos da obra adaptados em um mural de desafios, cada um com uma dificuldade e itens interessantes para desbloquear, como batalhas contra chefes e mais. Todas as lutas são separadas pelas partes da história, então, quem já é familiarizado com a história poderá reviver várias experiências como Jotaro contra Dio, Josuke contra Yoshikage e por aí vai.
Ele é um usuário de Stand!
No quesito jogabilidade, All Star Battle R não fica devendo em sentido algum como um jogo de luta. Todos os lutadores possuem listas decentes de comandos e pertencem a diferentes arquétipos que respeitam os poderes deles, indo de Jonathan e Jospeh com Hamon, passando pelas diferentes formas de Esidisi e assim por diante, até chegar nos populares Stands e montarias.
Mesmo com todos os personagens trazendo, praticamente, os mesmos comandos para executar ataques especiais, ter um botão específico para chamar o stand ou ver os usuários de Hamon canalizando a respiração traz muita personalidade para cada lutador e faz a maioria das lutas parecerem únicas. Aliado a isso, mecânicas como Stylish Block promovem também um nível de complexidade interessante para quem quiser jogar em alto nível.
São 51 personagens no total. Um deleite para quem gosta de cada um dos heróis e vilões da série e quer ver os poderes deles durante as lutas. Muitos deles até acompanham barras e outros recursos exclusivos que fazem sentido com as habilidades. Koichi, por exemplo, evolui seu Echoes enquanto Jotaro da Parte 4 consegue parar o tempo com mais naturalidade com seu The World.
"OH MY GOD!"
Além de ser um bom jogo de luta, Jojo's Bizarre Adventure: All Star Battle R é, com toda a certeza, o melhor jogo possível para fãs de Jojo. Como recompensas principais, os modos de jogo oferecem cores diferentes para as roupas dos personagens, artes conceituais para um museu digital e mais.
Pode parecer bobo, mas fãs compartilham do apreço pelas diferentes cores dos heróis e vilões, e oferecer itens do tipo como recompensas de todos os modos, desde o All Star Battle até o online, dá motivo de sobra para depositar horas e diversas sessões de jogo em All Star Battle R.
Embora haja muito para se fazer no jogo, o modo online não é dos melhores. Em um mundo no qual o chamado rollback netcode existe para melhorar a experiência de rodadas online, não oferecer o recurso é um “tiro no pé” que chega a impossibilitar explorar o modo de jogo mais a fundo em muitos casos.
Ter o sentimento de estar vendo um novo episódio do anime ou de estar mergulhado em páginas do mangá de Jojo's Bizarre Adventure enquanto controla seus heróis e vilões favoritos é impagável. Ser recompensado com ainda mais autorreferências é um deleite. Porém, não há apelo para quem não conhece a história e seus personagens. Além disso, é impossível não sentir falta de um modo online moderno e mais refinado.
Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também em Twitch, Twitter, Facebook, TikTok e no Google News.