Aquisição da Activision Blizzard não caracteriza monopólio, diz Microsoft

Microsoft pulou para a terceira posição entre as empresas de games mais valiosas do mercado

Por Julia Macalossi 04.02.2022 12H42

Existe uma preocupação com a ideia de que a Microsoft possa virar um monopólio — desde sua aquisição da Activision Blizzard — e o CEO da empresa, Satya Nadella, foi questionado sobre a análise que será feita pelas autoridades dos Estados Unidos e afirmou que sua empresa não ficará nesta posição.

Em conversa com o Financial Times, ele foi questionado sobre o negócio de quase 70 milhões de dólares e se terá que convencer os reguladores que não se trata de algo que deva ser travado.

Nadella diz que a indústria já é altamente fragmentada e mesmo com a aquisição da Activision Blizzard, a Microsoft ainda ficará em terceiro lugar na indústria em termos de receita, atrás da Tencent e Sony.

“No final do dia, todas as análises precisam ser feitas por uma lente da categoria que estamos falando. E quando a estrutura do mercado? Mesmo após essa aquisição, seremos a terceira do mercado”, disse ele.

Ele também diz que o objetivo de companhias como a Microsoft Gaming que estão tentando crescer também devem ser analisados e tido em conta, especialmente porque acredita que a distribuição é onde estão a maioria das restrições.

“A única plataforma de distribuição aberta para qualquer tipo de conteúdo gaming é o Windows. E a maior loja do Windows é a Steam. Não é nossa. As pessoas podem usar qualquer tipo de pagamento, enquanto todas as outras plataformas gaming de distribuição são fechadas”, comenta.