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Vingadores: Square Enix diz que Crystal Dynamics não foi boa escolha para jogo

Chefe da Square Enix, Yosuke Matsuda, disse que faltou experiência por parte da desenvolvedora

Por Julia Macalossi 04.11.2021 12H25

O chefe da Square Enix alegou que a Crystal Dynamics era um péssimo negócio para o jogo dos Vingadores da Marvel, dada sua falta de experiência com esse tipo de jogo.

Dirigindo-se aos acionistas em um comunicado publicado no relatório anual da empresa, o presidente Yosuke Matsuda disse que a Square Enix precisava aprender com o desempenho “decepcionante” do jogo.

Ele também destacou a importância de combinar estúdios de desenvolvimento com designs de jogos que melhor atendem às suas habilidades e interesses.

A Crystal Dynamics, desenvolvedora do jogo dos Vingadores da Marvel, é mais conhecida como o estúdio responsável pelos jogos single-player da franquia Tomb Raider, e seu próximo projeto é uma colaboração com o Xbox Game Studios em Perfect Dark.

Segundo Matsuda, o título foi um ambicioso projeto no qual eles adotaram o modelo GaaS (Game as a Service, jogo como um serviço em tradução livre).

“Superamos uma variedade de dificuldades inesperadas na fase final do desenvolvimento do jogo, incluindo a necessidade de fazer a transição para o trabalho em casa devido a pandemia. Conseguimos superar esses desafios e lançar o jogo, mas infelizmente ele não teve o sucesso que imaginamos”, disse ele.

Para Matsuda, assumir o modelo GaaS destacou problemas que provavelmente eles enfrentarão em desenvolvimentos de jogos futuros, como a necessidade de selecionar designs de jogos que combinem com os atributos e gostos exclusivos dos estúdios e equipes.

O desempenho de Vingadores da Marvel sofreu parcialmente devido a problemas técnicos presentes no lançamento. Além disso, a falta de conteúdo pós-lançamento, incluindo atrasos nas expansões planejadas e versões de consoles de próxima geração também contribuíram.