Nintendo   Xbox   Playstation   Mobile   Pc

Funcionários da Ubisoft Paris organizam greve após fala do CEO

Em email, Yves Guillemot teria culpabilizado a equipe e cobrado trabalho extra

Por Helena Nogueira 18.01.2023 13H30

A Ubisoft mergulha em um período cada vez mais conturbado, e, aparentemente, uma tentativa do CEO Yves Guillemot de acalmar os ânimos piorou mais a situação. Em um email distribuído internamente, o presidente teria dito aos funcionários que “a bola está com vocês”, cobrando mais trabalho e sugerindo que a culpa recai à equipe. A fala chocou o time da Ubisoft Paris, que decidiu organizar uma greve.

O Kotaku afirma ter acesso ao comunicado enviado por Guillemot, em que o CEO teria afirmado: “A bola está com vocês para entregarmos esta lista de jogos no prazo e com o nível de qualidade esperado, e mostrar a todos o que somos capazes de alcançar.”

Reprodução: Ubisoft

A fala do empresário chegou ao sindicato dos trabalhadores, o Solidaires Informatique, que possui membros da Ubisoft Paris. Em carta aberta aos funcionários da desenvolvedora, a união convoca uma greve para a sexta-feira (27) em prol de advocar por condições de trabalho e salários melhores.

“Em sua última declaração, o Sr. Guillemot anuncia um futuro preocupante para a Ubisoft”, disse o sindicato na carta. “Caso o pedido aos funcionários para serem 'especialmente cuidadosos e estratégicos com seus gastos' seja irônico, considerando a estratégia editorial da empresa nos últimos anos, não tem graça.” 

“(...) Em várias ocasiões, o Sr. Guillemot tentou jogar a culpa (mais uma vez) nos funcionários; esperando que estejamos mobilizados, que ‘dêmos nosso melhor’, que sejamos ‘o mais eficientes e econômicos possível’. Essas palavras significam algo: horas extras, pressão gerencial, esgotamento e etc...”, finalizou.

A pauta de demandas da greve inclui aumento imediato de 10% de todos os salários diante da inflação crescente, melhora nas condições de trabalho, implementação de regime de trabalho formado por quatro dias por semana, transparência na evolução da equipe e comprometimento contra demissões disfarçadas e forçadas.

Reprodução: Ubisoft

LEIA MAIS

Na última quarta-feira (11), a Ubisoft adiou seu jogo de piratas, Skull and Bones, pela sexta vez. O jogo já está em desenvolvimento há quase uma década. Para entender essa extensa e polêmica história, confira este artigo no qual contamos os principais detalhes.


Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok. Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!