As maiores notícias e polêmicas de games e esports de 2022
Thurzin, Luva de Pedreiro e mais notícias e curiosidades que mexeram na comunidade gamer do ano
2022 vai deixar lembranças na mente de todos. Além de ter sido o ano no qual vimos chegar Elden Ring, Pokémon: Scarlet & Violet e God of War, também foi cheio de notícias e curiosidades polêmicas que vão entrar na história do nosso entretenimento favorito - ou não.
Aqui separamos uma lista que foi feita por você, leitor do The Enemy. Separamos as 10 notícias mais acessadas do site e chegamos a um ranking no mínimo inusitado. A curiosidade foi tanta, que decidimos compartilhar com a nossa audiência.
Nesse levantamento não contabilizamos histórias visuais (webstories), artigos, reviews ou matérias especiais. Apenas notícias foram elencadas. Então veja abaixo o que mais chamou a atenção do leitor do The Enemy com o contexto sobre cada assunto para você não ficar perdido.
10º - Vazamento do rosto de Mario
O filme de Super Mario Bros. foi um assunto infinito nos últimos meses, porém, o vazamento do rosto do encanador foi a notícia sobre o tema que mais trouxe leitores para o The Enemy.
Na época, o filme ainda não tinha sido revelado e estávamos esperando por um trailer, porém uma imagem de Mario no longa-metragem foi compartilhada no Twitter, causando reações de perplexidade entre os fãs.
Nos comentários da postagem, a reação generalizada foi de espanto. “Não é possível que esse é o design final”, disse um usuário. A imagem foi apagada, mas como dizem, o print é eterno.
De qualquer forma, o Filme do Mario, como chamamos por aqui, ganhou alguns trailers com diversos segredos e referências aos games da série. Inclusive até mesmo uma coleção no McLanche feliz com uma Princesa Peach duvidosa.
Divulgação9º - Processo da cópia genérica de Pokémon
A Pokémon Companyabriu um processo contra o jogo mobile Pocket Monster Reissue e pedindo US$ 72 milhões. Segundo a empresa, o game utiliza a popularidade de Pokémon e reutiliza imagens e artes de personagens.
O processo ainda está correndo, mas além da verba a Pokémon pede que todas as partes envolvidas na criação e manutenção do clone genérico emitam notas públicas de retratação, se comprometendo a não produzir mais conteúdos que violem as propriedades intelectuais da Pokémon Company.
Reprodução
8º - Microsoft compra Activision Blizzard
Em janeiro a Microsoft anunciou a compra da Activision por US$ 69 bilhões, fazendo dessa a maior aquisição da história dos videogames. Uma fusão como essa precisa passar por aprovações em órgãos reguladores de diversos países, como o CADE no Brasil, o CMA do Reino Unido e o FTC nos EUA.
O processo foi assunto ao longo do ano, revelando detalhes dos bastidores das empresas, inclusive com a Sony sendo uma das principais empresas contra a fusão.
A compra já foi aprovada no Brasil e em outros mercados, porém, agora o imbróglio encara uma grande preocupação. O FTC (órgão regulador dos EUA), por exemplo, abriu um processo contra a Microsoft, alegando que a empresa vai colocar os títulos da Activision e Blizzard como exclusivos.
A história é bem longa e recomendamos você ler a última matéria sobre o assunto, na qual fizemos uma recapitulação de todos os fatos.
Reprodução7º - Bruno Sutter bate recorde mundial de Enduro
Rolê aleatório. É essa a expressão que vimos neste ano ao nos deparar com a notícia e entrevista que Bruno Sutter, o “empresário” do vocalista Detonator, ter garantido o topo da lista mundial em Enduro.
Sutter ainda mantém o posto como melhor jogador de Enduro do mundo e isso é uma questão de orgulho nacional.
divulgação6º - Nova PlayStation Plus chega ao Brasil
A Sony reformulou a PS Plus unindo o serviço antigo do PlayStation Plus e PlayStation Now em uma nova assinatura que trouxe mais opções aos clientes.
Porém, no Brasil, a empresa não tem o serviço de streaming e precisou fazer um ajuste, incluindo um catálogo de famosos jogos clássicos das gerações do PlayStation original, PS2 e PSP, além de experimentação de jogos com limitação de tempo.
Essa mudança na PS Plus é uma forma da Sony tentar recuperar o terreno perdido para o Game Pass.
Reprodução5º - Invasor no TGA
Um momento totalmente inusitado fechou a noite de The Game Awards. Foi durante a entrega do prêmio de Jogo do Ano a Elden Ring que um jovem desconhecido se passou como membro da equipe da From Software, invadiu o palco e fez uma dedicatória a Bill Clinton.
O adolescente, identificado como Matan Even, foi escoltado para uma “área segura” do Microsoft Theatre, questionado pela polícia de Los Angeles, levado sob custódia a uma delegacia e, posteriormente, solto. Even é conhecido por ser um “invasor de eventos” e já fez uma “aparição” na Blizzcon de 2019 questionando a empresa sobre o caso do banimento de Blitzchung.
Reprodução4º - Red Dead Redemption fora da PS Now
Esse assunto realmente nos pegou desprevenidos. Red Dead Redemption, lançado no PS3, deixou a PS Now e, com isso, não pode mais ser jogado no PS4 e PS5. Red Dead Redemption ficou disponível para ser jogado por meio do serviço por seis anos.
A surpresa é pelo fato de a PS Now nunca ter sido um serviço presente no Brasil, mas nada muda o fato de RDR ser um jogo muito popular por aqui - e a zoeira de sempre por parte dos fãs de Xbox, que têm acesso ao jogo via retrocompatibilidade.
Red Dead Redemption 2, também entrou no mundo das polêmicas ao completar 1 ano sem nenhuma atualização, mesmo com muito conteúdo não utilizado. Os jogadores até prepararam um “funeral” para o game, mas nem isso tocou o coração da Rockstar, oficializou que deslocou a equipe do game para trabalhar em GTA 6.
Reprodução3º - Luva de Pedreiro abre canal na Twitch
Luva de Pedreiro, o apelido de Iran Ferreira, também apareceu aqui nas páginas do The Enemy e também trouxe um monte de polêmicas em 2022. Sua primeira aparição por aqui foi quando ele abriu um canal na Twitch para transmitir suas partidas de Free Fire - jogo que ele é muito fã.
Porém o que o tornou como um dos principais assuntos do ano foi a polêmica envolvendo seu ex-agente, Allan Jesus. A bomba explodiu quando Luva recebeu a placa de prata do YouTube, ao atingir a marca de 100 mil inscritos na plataforma, com o nome “ASJ Consultoria”, agência do próprio Allan Jesus.
Resumindo muito o caso, Luva de Pedreiro cortou relação com seu agente e ficou sob tutela da agência do ex-jogador de futsal, Falcão. Luva, então, ficou algumas semanas fora das redes sociais, mas depois que retornou apareceu na final do CBLOL 2022 e se tornou embaixador da LOUD.
Iran segue sua vida de influenciador, mas só fez duas transmissões na Twitch.
Divulgação
2º - Artista de God of War cria Majin Boo hiper-realista
Rafael Grassetti, o diretor de arte de God of War (2018), costuma publicar alguns modelos de personagens simplesmente incríveis nas redes sociais. Recentemente, ele surpreendeu os seguidores com versões bem realistas do Majin Boo, de Dragon Ball.
Sim, essa foi a segunda notícia mais lida do The Enemy em 2022, mas a imagem realmente intrigou os fãs de God of War e Dragon Ball Z superando outros temas que apareceram aqui antes. Foram vocês que leram e compartilharam, então não vem colocar a culpa na gente não.
Reprodução1º - LOUD afasta Thurzin após polêmica
O ano foi bastante conturbado nos bastidores da LOUD. Após desligar jogador de League of Legends (LoL) por termo racista utilizado em 2020, a LOUD afastou temporariamente o jogador Thurzin da Noise, equipe de Free Fire emulador, por conta de um comentário nas redes sociais que ofendeu outro pro player, o Moreno, quando o chamou de “brabuíno”.
A notícia foi um baque para a comunidade, tendo em vista que Thurzin é uma grande promessa no cenário competitivo, além de ser bastante popular. Por conta do comentário, ele aperdeu o selo de jogador verificado no Free Fire. A polêmica foi tamanha que o jogador também foi banido da NFA, o maior campeonato de emuladores no Brasil.
Depois de cerca de um mês fora dos torneios, Thuzin foi reintegrado à NOISE, mas a punição da NFA foi mantida. Por não permitir a volta do astro, a LOUD anunciou que não participaria da NFA e desfalcou o torneio mais popular da categoria.
Agora, Thurzin está de volta à equipe, porém LOUD e NFA estão com a relação cortada. A organização segue de fora do torneio e agora sua equipe de emulador de Free Fire disputa a Liga W1N e outros torneios menores.
Divulgação