Steam pode estar rejeitando jogos com conteúdo gerado por IA
Post no Reddit menciona caso de jogo que não foi aprovado pela Valve
Uma postagem no Reddit indica que a Valve não está aceitando jogos que usam conteúdos gerados por Inteligência Artificial. O usuário potterharry97 detalhou a interação que teve com a empresa, que negou o pedido de incluir seu jogo no Steam por usar imagens criadas com IA.
De acordo com o desenvolvedor, seu game tinha duas ou três imagens que eram "claramente" geradas por IA, mas ele afirma que sua intenção era melhorar esses conteúdos manualmente com o tempo. A Valve, entretanto, solicitou que ele provasse que tinha direitos sobre todos os recursos usados para treinar a inteligência artificial.
"Depois de revisar, identificamos propriedade intelectual em [Nome do Jogo Aqui] que parecer pertencer a um ou mais terceiros. Em particular, [Nome do Jogo Aqui] contém conteúdos de arte gerados por inteligência artificial que parece utilizar material com direitos autorais pertencentes a terceiros. Como a posse legal de tais artes não é clara, não podemos distribuir seu jogo enquanto ele contém esses conteúdos gerados por IA, a não ser que você possa confirmar que possui os direitos de todas as propriedades intelectuais usadas pra treinar a IA que criou os conteúdos de seu jogo", lê a mensagem.
LEIA MAIS
- Sony: Shuhei Yoshida parece otimista com uso de IA no desenvolvimento de jogos
- Em meio a controvérsias, Ubisoft diz que IA não substituirá roteiristas humanos
- Blizzard introduz ferramenta de IA para artes conceituais
O desenvolvedor chegou a melhorar os assets para que não houvesse mais sinais de que a arte foi criada por IA. Ainda assim, seu jogo foi recusado novamente. Ele ainda afirma que já viu alguns jogos que mencionam explicitamente o uso de IA em seu desenvolvimento, mas que não foram recusados pelo Steam, levando-o a crer que a política da plataforma acima do assunto ainda não é bem definida.
Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok ou converse com o pessoal da redação no Discord.
Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!